Cabana de impressão 3D tem fachada de plantas e é à prova d’água

Um projeto criado com a tecnologia resultou na pequena construção, que tem paredes, telhado e interior impresso em 3D e usando materiais sustentáveis

Por Marcela De Mingo 16 mar 2018, 15h44

A tecnologia já chegou a lugares incríveis, e um deles é a impressão em 3D, que agora também tem sido usada para a arquitetura. Um estúdio especializado nesse tipo de trabalho montou uma pequena cabana de impressão 3D, inteiramente sustentável e com uma fechada ‘viva’.

O projeto foi uma forma de unir todas as pesquisas anteriores da empresa, fundada por Ronald Real e Virgínia San Fratello, para testar as possibilidades de uma estrutura que é compacta, à prova de água e que não precisa de uma fundação.

O exterior é feito com tipos de ‘azulejos’ diferentes. No telhado e nas paredes laterais, foi usado um formato chamado ‘seed stich’, que serve como uma proteção para chuva, e que imprime um padrão em argila que lembra uma telha. O nome, algo como ‘semente de costura’, em português, é porque o seu estilo remete aos pontos de crochê.

cabana de impressão 3D
Matthew Millman Photography/Reprodução
Continua após a publicidade

A fachada, possui um tipo de azulejos que também faz as vezes de vaso: cada modelo é criado com uma abertura no centro para uma planta de pequeno porte – como suculentas -, o que deixou a cabana de impressão 3D mais viva.

O interior é também feito com a tecnologia, usando um tipo de material plástico derivado do milho – e combinado com uma série de itens de decoração que também foram desenvolvidas com matérias-primas sustentáveis.

cabana de impressão 3D
Matthew Millman Photography/Reprodução
cabana de impressão 3D
Matthew Millman Photography/Reprodução
Divulgação/CASA CLAUDIA
Continua após a publicidade

Publicidade