8 cozinhas chiques e compactas em forma de “u”
Como o nome sugere, o design consiste em três bancadas conectadas como um retângulo aberto
Muito comum em cozinhas pequenas, o layout “u” é prático e consegue criar áreas multiuso, com um balcão para preparação de refeições e locais de armazenamento. O design também forma um ambiente compacto e eficiente, já que tudo está ao seu alcance.
Possui uma cozinha de uma parede, ilha, corredor ou península? Esta é a opção perfeita para utilizar cada superfície e não ter problema de espaço.
1. Apartamento em Paris, França – por Sophie Dries
Essa residência é o resultado da junção de dois apartamentos do século 19. O formato em “u” combina armários de parede em cinza escuro com bancadas, piso e teto em tons suaves de vermelho.
2. Delawyk Module House, Reino Unido – por R2 Studio
Interiores divertidos fazem parte da casa dos anos 60, em Londres. Situada próxima da sala de estar e jantar, em plano aberto, o local de preparação dos alimentos é bem iluminada e combina elementos amarelos com azulejos backsplash personalizados em laranja. Um dos braços do layout é utilizado para separar os ambientes.
3. Apartamento Highgate, Reino Unido – por Surman Weston
A cozinha e a sala de estar, nesse pequeno apartamento, são conectadas por uma janela de vigia com moldura de madeira, no lado direito.
A peça em azul-turquesa, posicionada ao longo das paredes, cria um acabamento em mosaico que ganha grande destaque. Armários de painéis canaletados de carvalho, com alças de latão, dão um último toque no cômodo.
4. Ruffey Lake House, Austrália – por Inbetween Architecture
Para conseguir acolher uma família de cinco pessoas, o estúdio Inbetween Architecture reformou uma residência do final do século 20.
O piso térreo foi aberto para produzir uma sala de estar e jantar, em plano aberto, e que desce para a cozinha. O projeto foi organizado para que fosse inserido, em uma extremidade, o fogão, no lado direito, a pia e, do lado oposto, um espaço para preparação das refeições.
5. Apartamento em Barcelona, Espanha – por Adrian Elizalde e Clara Ocaña
Quando demoliram as paredes internas desse apartamento, os arquitetos acomodaram o cômodo em um nicho que sobrou.
Apesar de apresentar um formato mais parecido com um “j” do que um “u”, o ambiente assimétrico é definido por um piso de cerâmica. O balcão branco envolve as três paredes e se estende até o cômodo vizinho, que é demarcado pelo pavimento de madeira.
6. Carlton House, Austrália – por Reddaway Architects
O aposento, iluminado por uma claraboia, separa uma ampla sala de estar de uma área de jantar aberta em uma extensão. A superfície em mármore acima dos armários rosa se estende da parede em forma de “j”, gerando um peça parcialmente fechada.
7. The Cook’s Kitchen, Reino Unido – por Fraher Architects
Para conseguir construir um espaço maior para um cliente que ama cozinhar, Fraher Architects adicionou uma extensão em madeira manchada de preto nessa residência.
Para acrescentar mais luz natural, uma janela se estende por todo o telhado até a parede. Além disso, uma única bancada de concreto e armários de madeira compensada, com padrões de furos – que funcionam como alças, também fazem parte do local.
8. HB6B – One Home, Suécia – por Karen Matz
Instalado em um apartamento de 36 m², o ambiente contém um balcão com pia e fogão, enquanto um dos braços pode ser usado como uma mesa de café da manhã. A terceira parte dispõe uma área para armazenamento e suporta um lado do quarto mezanino, elevado do apartamento.