Casa Created with Sketch.

5 maneiras de iluminar um ambiente escuro

Aprenda a deixar um ambiente mais iluminado usando a própria decoração a seu favor

Não é incomum você se deparar com ambientes que são tão escuros que é preciso acender as luzes até durante o dia. A boa notícia é que a decoração serve como uma forma de você melhorar essa situação, sem precisar encher a sala de luminárias e lâmpadas diferentes. Tudo o que você precisa é prestar atenção nos detalhes e saber qual a melhor forma de iluminar um ambiente usando a própria decoração.

1.Pendure espelhos

Esse é o truque mais fácil de todos: se você quer deixar um ambiente mais iluminado, pendure espelhos nas paredes. Você pode dobrar a quantidade de luz que bate em um cômodo com essa tática – basta colocar um espelho largo imediatamente em frente ou perpendicular à maior janela do ambiente.

2.Esqueça as cortinas pesadas

Ao invés de colocar blackouts ou cortinas escuras e pesadas, pense em tecidos mais leves e translúcidos, que não bloqueiem a entrada da luz completamente, mas deixam o ambiente mais escuro do que se elas não estivessem ali. Se o cômodo já tem problemas de iluminação, investir em cortinas muito pesadas terá um efeito negativo no visual final.

3.Adicione cores metálicas

Colocar itens de decoração com dourado ou prata ajudam também no quesito iluminação. Isso porque eles também refletem a luz que entra pelas janelas, além de deixarem o cômodo com ares mais luxuosos.

4.Perpendicular e não paralelo

Na hora de colocar estantes ou prateleiras na sala de casa, opte por um layout em que essas peças fiquem perpendiculares às janelas e não paralelas. Desse jeito, elas não funcionam como um bloqueio entre a luz e o restante do ambiente.

5.Use as superfícies a seu favor

Enquanto para as paredes o melhor é sempre uma coloração opaca ao invés de brilhante (por mais contraditório que isso pareça), você pode usar outras superfícies para criar um ambiente mais iluminado: mesas com tampos de vidro, móveis de acrílico ou translúcidos com certeza ajudam nessa tarefa.

Siga Casa.com.br no Instagram

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s