Casa Created with Sketch.

5 maneiras de iluminar um ambiente escuro

Aprenda a deixar um ambiente mais iluminado usando a própria decoração a seu favor

Não é incomum você se deparar com ambientes que são tão escuros que é preciso acender as luzes até durante o dia. A boa notícia é que a decoração serve como uma forma de você melhorar essa situação, sem precisar encher a sala de luminárias e lâmpadas diferentes. Tudo o que você precisa é prestar atenção nos detalhes e saber qual a melhor forma de iluminar um ambiente usando a própria decoração.

1.Pendure espelhos

Esse é o truque mais fácil de todos: se você quer deixar um ambiente mais iluminado, pendure espelhos nas paredes. Você pode dobrar a quantidade de luz que bate em um cômodo com essa tática – basta colocar um espelho largo imediatamente em frente ou perpendicular à maior janela do ambiente.

https://br.pinterest.com/pin/565342559468620319/

2.Esqueça as cortinas pesadas

Ao invés de colocar blackouts ou cortinas escuras e pesadas, pense em tecidos mais leves e translúcidos, que não bloqueiem a entrada da luz completamente, mas deixam o ambiente mais escuro do que se elas não estivessem ali. Se o cômodo já tem problemas de iluminação, investir em cortinas muito pesadas terá um efeito negativo no visual final.

https://br.pinterest.com/pin/305752262195316732/

3.Adicione cores metálicas

Colocar itens de decoração com dourado ou prata ajudam também no quesito iluminação. Isso porque eles também refletem a luz que entra pelas janelas, além de deixarem o cômodo com ares mais luxuosos.

https://br.pinterest.com/pin/325807354278703459/

4.Perpendicular e não paralelo

Na hora de colocar estantes ou prateleiras na sala de casa, opte por um layout em que essas peças fiquem perpendiculares às janelas e não paralelas. Desse jeito, elas não funcionam como um bloqueio entre a luz e o restante do ambiente.

https://br.pinterest.com/pin/413557178278260772/

5.Use as superfícies a seu favor

Enquanto para as paredes o melhor é sempre uma coloração opaca ao invés de brilhante (por mais contraditório que isso pareça), você pode usar outras superfícies para criar um ambiente mais iluminado: mesas com tampos de vidro, móveis de acrílico ou translúcidos com certeza ajudam nessa tarefa.

https://br.pinterest.com/pin/266556871671929581/

Siga Casa.com.br no Instagram

 (Divulgação/CASA CLAUDIA)

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.