5 formas de aproveitar sua varanda

A sua varanda pode ser muitas coisas, de lugar de descanso, jardim ou até mesmo local de trabalho

Por Redação Atualizado em 4 jun 2022, 20h03 - Publicado em 4 jun 2022, 19h00

Varanda com banheira e banco em madeira; mesa de jantar brancaProjeto de Amanda Miranda

Casas e apartamentos com varanda têm a possibilidade de estar um pouco mais perto da natureza. São muitas as possibilidades para usar esse espaço externo, criadas com o uso de diferentes móveis, acessórios e pequenas mudanças em suas posições no ambiente.

Varanda com sofá, almofadas, tapete, mesas de centro, plantas e pufes
Projeto do Studio AG Arquitetura Fran Parente/Casa.com.br

Dê um novo significado a sua varanda com a ajuda da Tok&Stok.

Varanda multifuncional

Para criar diferentes formas de usar a varanda, os móveis multifuncionais são ideais. Aquele banco baixo que vira mesa, o carrinho que é usado como bar ou a prateleira que se torna um jardim vertical são algumas das peças que ajudam a ressignificar o ambiente.

Plantas para colorir

Varanda com bancos e almofadas; samambaias suspensas
Projeto do Studio Livia Amendola Produção visual: Estudio Cabe/Fotos: Raiana Medina/Casa.com.br

Outra maneira de usar a varanda é aproveitar o espaço para cultivar plantas e flores. As cores das pétalas trazem vigor e energia para a decoração e alegram a atmosfera da casa como um todo. Ao criar este espaço dedicado a elas, você se conecta ainda mais com a natureza e atrai todo seu perfume natural.

Continua após a publicidade

Home office na varanda

O trabalho remoto já é uma realidade para muitos, e alternar os ambientes para a prática em casa é importante para o bem-estar físico e mental. Um dos locais que podem trazer tudo isso de forma natural é a varanda, já que alia os benefícios da área externa com o conforto do lar.

Enquanto você trabalha, o sol, a brisa e as folhas criam uma atmosfera de relaxamento e frescor.

Varanda como sala de jantar

Varanda gourmet
Tua Casa/Reprodução

Nas temporadas de calor, toda forma de ficar na varanda é bem-vinda. Para criar um ambiente acolhedor e agradável para jantar do lado de fora, aposte em uma mesa retangular e bancos paralelos – formato ideal para churrascos e refeições ao ar livre.

Lazer e descanso

O espaço arejado proporcionado pela varanda e pelos jardins está relacionado a sossego e descanso. Dessa forma, as redes e balanços são opções para ler um livro, admirar um pôr do sol ou até mesmo relaxar no fim do dia. O clima de férias pode ser sentido mesmo após um dia de trabalho em um espaço de descontração ou de silêncio.

Continua após a publicidade

Publicidade