27 adegas de todos os tamanhos projetadas por membros do CasaPRO
Selecionamos 27 adegas de diversos tamanhos e revestimentos projetadas pelos arquitetos e designers de CasaPRO.
Por Jéssica Michellin
Atualizado em 17 fev 2020, 16h13 - Publicado em 24 abr 2015, 19h26
1/27 Neste apartamento em São Paulo (SP), as arquitetas Ana Carolina Lima Orsolini e Mariana Lima Orsolini aproveitaram para inserir a adega no vão do dormitório da empregada, que foi aberto e integrado à área social do espaço. “Modulamos os nichos de maneira de modo que as bebidas pudessem ser expostas tanto na posição vertical como na horizontal e os espaços horizontais poderiam também servir para expor taças pequenas e as mini garrafinhas de coleções. As bordas são salientes nas alturas para que as garrafas não escorreguem”, explicam as profissionais. (Divulgação/Casa.com.br)
2/27 No segundo piso desta residência em Arroio do Meio (RS), o bar foi feito em MDF. “São 15 garrafas deitadas aparentes e há a possibilidade de guardar mais garrafas na portinha inferior do móvel”, conta a designer de interiores Ana Caroline Fischer, responsável pelo projeto. (Divulgação/Casa.com.br)
3/27 Marcenaria com nuances beges e o revestimento que imita pedras rústicas marcam a adega deste apartamento em Brasília (DF). “Para aproveitamento o máximo do espaço, os nichos foram escolhidos porque acomodam um maior número de garrafas, além de permitir o armazenamento de recipientes com diâmetros maiores”, explica a arquiteta Ana Thessa Cecílio. (Divulgação/Casa.com.br)
4/27 As bebidas ficam dispostas em bandeja decorativa num móvel de marcenaria em laca branca. As garrafas fechadas ficam guardadas dentro das portas caneladas inferiores. "Os clientes queriam um local para guardar as bebidas que ficasse integrado à sala, próximo ao sofá e às poltronas de estar”, explica a arquiteta Paula Müller, que assina o projeto feito no Rio de Janeiro (RJ). (Divulgação/Casa.com.br)
5/27 Tijolos aparentes ao fundo contrastam com a laca branca e as portas em vidro no bar/adega deste apartamento em São Paulo (SP). “A adega se destaca na decoração e ao mesmo tempo está integrada dentro do nicho atrás do painel da televisão”, explica a arquiteta Carolina de Nani, que assina o projeto. A capacidade de armazenamento total do espaço é de 36 garrafas, em média. (Divulgação/Casa.com.br)
6/27 Neste apartamento em São Paulo (SP), a adega foi colocada na varanda gourmet. Após estudos de luz, temperatura e ventilação, o local foi escolhido. “A varada tinha face sul e o local em que a adega foi posicionada não recebia nenhuma incidência de luz ou calor do sol que pudesse provocar alterações na textura ou no sabor do vinho”, explica a arquiteta Caroline Manfrin. O móvel para abrigar a adega foi feito em madeira freijó pela Marcenaria Horácio’s. (Divulgação/Casa.com.br)
7/27 Integrada à sala de estar e à cozinha deste apartamento na Serra (ES), a adega foi feita em marcenaria com lasca fosca na cor cinza. Um painel em MDF cru dialoga com o papel de parede. “O uso de espelho trouxe leveza ao conjunto com características mais sóbrias”, conta a arquiteta Daniella Simonasi, responsável pelo espaço. (Divulgação/Casa.com.br)
8/27 O quarto de empregada se transformou em bar e adega neste apartamento em São Paulo (SP). “Criamos um móvel totalmente personalizado para o local, no qual temos o espaço para a cave de vinho tinto e branco, um frigobar e mais um armário para cristais e utensílios específicos na parte inferior. E, na parte suspensa, criamos uma colmeia em madeira para as garrafas de vinho”, explicam os arquitetos Marcello Sesso e Débora Dalanezi, que assinam o projeto. (Divulgação/Casa.com.br)
9/27 Entre a sala de estar e a cozinha, o bar/adega foi construído em MDF amadeirado na cor castanho wengue e laca preta. “Essas cores e acabamentos foram escolhidos porque a madeira, além transmitir uma sensação de robustez e nobreza, é ligada à produção e armazenagem de bebidas”, explicam as arquitetas Débora Moura Faria Rosa e Ana Luiza Araújo Maciel, que assinam o projeto. As alturas das prateleiras, na parte interna do imóvel, foram dimensionadas para guardar garrafas, taças e utensílios de bar. Ao todo, 74 garrafas podem ser armazenadas. O projeto foi feito numa casa em São José dos Campos (SP). (Divulgação/Casa.com.br)
10/27 Como este apartamento em Londrina (PR) é pequeno, a solução encontrada pela arquiteta Dudi Duarte para fazer o bar foi criar um espaço multifuncional. “O móvel serve como cristaleira, adega, armário e ainda conseguimos aproveitar a lateral para fazer um painel de suporte da TV”, explica a profissional. Revestimentos de fórmica nogueira, laca preta e vidro foram escolhidos para criar transparência e leveza. (Divulgação/Casa.com.br)
11/27 Nesta sala de jogos e living, MDF e vidro preto garantem sobriedade masculina ao espaço. O espelho também foi utilizado para dar amplitude. “Utilizamos aletas de alumínio para disposição das garrafas na adega superior e o tijolo aplicado no fundo para maior controle da temperatura”, explicam os arquitetos Daniel Corssatto e Franciele Fantini. O projeto foi feito numa casa em Florianópolis (SC). (Divulgação/Casa.com.br)
12/27 O “Cantinho do vinho” ocupa uma parte da sala de estar neste apartamento em São Paulo (SP). O espaço foi feito em madeira freijó e inclui uma adega climatizada embutida. Já a parede de tijolos de demolição contribuem para um ar mais rústico. “O único critério utilizado foi o cuidado de manter as garrafas na posição horizontal para não secar a rolha”, explica a arquiteta Jaqueline Salvador, do escritório Fratelli Interiores. (Divulgação/Casa.com.br)
13/27 O ambiente de 4 m² era o antigo quarto de empregada. Depois de uma reforma, tornou-se a adega deste apartamento em São Paulo (SP). “O espaço ganhou móvel em MDF revestido em folha de madeira Teca de Catedral, prateleiras de vidro, espelhos e duas adegas climatizadas embutidas na marcenaria”, conta a arquiteta Giuliana Gabrielli, que assina o projeto. (Divulgação/Casa.com.br)
14/27 Neste apartamento em São Paulo (SP), a adega/bar foi feita em móvel de marcenaria com portas de correr em vidro refletivo, ampliando o espaço. “As garrafas ficam protegidas da temperatura ambiente, pois o local não tem incidência direta de sol”, conta a arquiteta Jamile Lima, que assina o projeto. (Divulgação/Casa.com.br)
15/27 O espaço reduzido deste sex shop no bairro Jardins, em São Paulo (SP), foi transformado em uma mini adega. “A intenção é receber os clientes para tomar um vinho no espaço”, explicam a arquiteta Karina Dunder Koch e o designer de interiores Victor Hugo Polonn, que projetaram o ambiente. (Divulgação/Casa.com.br)
16/27 Inspirado em um pub inglês, o projeto foi feito pelas arquitetas Larissa Bretones e Cíntia Borges para uma casa em Goiânia (GO). O mobiliário em MDF Masisa Louro Freijó, quadros e vitrolas compõem o espaço. “O móvel foi projetado de forma a comportar várias garrafas, além de um banco que, juntamente com a mesa, forma os quatro assentos do ambiente”, contam as profissionais. (Divulgação/Casa.com.br)
17/27 Inserido na sala de jantar de um apartamento em Recife (PE), o bar foi feito em MDF com revestimento em madeira. “Utilizamos prateleira de vidro para apoio da bandeja e espelho em toda a parede para ampliarmos o ambiente e refletir a iluminação, valorizando ainda mais as garrafas expostas”, explica o arquiteto Leonardo Ramos, que assina o espaço. (Divulgação/Casa.com.br)
18/27 Para contrapor a sobriedade dos tons preto e cinza das paredes, a arquiteta Lúcia Souza Corrêa escolheu cores quentes para os adornos e tapetes. “A iluminação entra como elemento de foco nos pontos que o cliente gostaria de enfatizar, como a porta da adega iluminada e revestida com vidros”, explica a profissional. O projeto foi feito em um apartamento na cidade de Nova Lima (MG). (Divulgação/Casa.com.br)
19/27 Neste apartamento em São Bernardo do Campo (SP), o bar/adega ganhou MDF nos nichos na cor tagliato, espelhos nas laterais centrais e no fundo para dar amplitude. Os gaveteiros, feitos em laca na cor amarela, foram escolhidos pelo cliente. “Os nichos foram projetados na horizontal para que as garrafas de vinho fiquem deitadas, evitando que as rolhas permaneçam ressecadas, garantindo uma melhor conservação do líquido”, explica a designer de interiores Mara Santos, responsável pelo espaço. (Divulgação/Casa.com.br)
20/27 No apartamento de um jovem casal de Foz do Iguaçu (PR), o designer de interiores Marlon Behenck optou por um móvel com nicho para bebidas, prateleiras iluminadas e cervejeira. “Utilizamos melamínico preto, laca brilho amarela e espelhos no mobiliário”, explica o designer. (Divulgação/Casa.com.br)
21/27 Inserida na entrada, entre a sala de jantar e o living, a adega foi feita com madeira nogueira e iluminação interna embutida por Joshua Adegas. “Não foi necessário pensar em nenhum revestimento especial, a única ideia realmente foi da adega contrastar com a claridade que o apartamento apresenta, pensando sempre em algo aconchegante e rústico”, conta a arquiteta Mayra Lopes, responsável pelo projeto de interiores. O espaço pertence a um apartamento em São Paulo (SP). (Divulgação/Casa.com.br)
22/27 O antigo lavabo desta casa em Santa Cruz do Sul (RS) se transformou em uma adega. Comportando, ao todo, uma média de cem garrafas, o mobiliário foi feito sob medida com madeira e os pisos ganharam ladrilhos da Portobello. “Procuramos armazenar as bebidas deitadas e sem muita luz. Apenas o necessário para escolha dos rótulos”, explica a arquiteta Paula Sizinando, que projetou o espaço. (Divulgação/Casa.com.br)
23/27 MDF em tom rústico, espelhos e vidros formam o projeto deste bar em Catalão (GO). “A ideia é que fosse um bar no estilo americano em um velho galpão industrial. Desenvolvi o projeto de forma que os destilados ficassem guardados na parte de cima, as bebidas abertas, os copos e taças no meio e os vinhos armazenados na horizontal na parte inferior”, explica o projetista Rafael Freitas, responsável pelo espaço. (Divulgação/Casa.com.br)
24/27 Para atender ao pedido do cliente, que queria um espaço para a exposição das garrafas, a arquiteta Renata Tolentino projetou um móvel feito em MDF preto. A capacidade média é de 40 garrafas. O projeto foi feito para um apartamento em São Paulo (SP). (Divulgação/Casa.com.br)
25/27 O balcão em pedra travertino e acabamento rústico foi o primeiro item a ser pensado na adega deste apartamento em São Paulo (SP). Depois, a madeira foi escolhida para compor os demais móveis. “Não precisamos de muitas adequações no espaço, uma vez que o local, dentro do apartamento, era bem ventilado e sem grandes incidências de luz artificial que pudessem interferir na temperatura dos vinhos”, conta a arquiteta Simone Schneider. A capacidade de armazenamento total do espaço é de 65 garrafas. (Divulgação/Casa.com.br)
26/27 Feita sob medida por uma marcenaria, a adega é oculta por um painel decorativo na sala de jantar. “Foi utilizada madeira imbuia no interior para dar um ar mais sofisticado ao interior da adega e também para diferenciá-la do restante da marcenaria. Quando o painel em laca branca é aberto, ela surge como uma joia na sala”, conta o designer de interiores Stéfano Barino. O projeto foi feito no Rio de Janeiro (RJ). (Divulgação/Casa.com.br)
27/27 Neste apartamento em Porto Alegre (RS), a adega foi inserida no painel para TV. “A idéia era de ter um móvel limpo, sem espaço para objetos expostos porém que tivesse um aproveitamento interno”, conta a arquiteta Aline Dal´Pizzol, que assina o espaço. O armário é em MDF e comporta até 20 garrafas. (Divulgação/Casa.com.br)
Adegas são cada vez mais comuns nos projetos de residências e apartamentos pelo país. Elas podem ter diversos revestimentos e cores, mas a madeira freijó costuma ser o material preferido dos arquitetos e designers da CasaPRO para compor a marcenaria do espaço. Selecionamos 27 projetos feitos pelos profissionais do CasaPRO para espaços de diversos tamanhos. Confira na galeria acima.