13ª SP-Foto aproxima fotografia brasileira do cenário internacional

O evento ocorre entre os dias 21 e 25 de agosto e reúne 44 expositores, no Shopping JK Iguatemi

Por Evelyn Nogueira Atualizado em 17 fev 2020, 15h54 - Publicado em 22 ago 2019, 15h30
Índia da população Zo’é passando urucum para colorir o corpo, de Sebastião Salgado. Na Galeria Mario Cohen. Sebastião Salgado/SP-Foto/Casa.com.br

 

É época de festa para os amantes de arte. A 13ª edição da SP-Foto, evento da SP-Arte dedicado à fotografia, ocorre entre os dias 21 e 25 de agosto, no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Neste ano, 44 expositores apresentam suas obras ao público.

Sob curadoria de Fernanda Feitosa, a feira ocupa toda área de eventos do Shopping e faz um belo vínculo entre a fotografia brasileira e o cenário internacional. O evento tem uma programação especial de talks e ainda apresenta uma novidade: um setor totalmente dedicado às principais editoras voltadas para a produção de fotolivros e outras obras relacionadas à fotografia.

Magritte com chapéu, de Duane Michals. Na MaPa. Duane Michals/SP-Foto/Casa.com.br

O evento promoveu o interesse internacional na fotografia brasileira. Sete especialistas estrangeiras, ligadas a instituições renomadas de arte contemporânea, foram convidadas para conferir a SP-Foto de perto. Além disso, Margot Norton, Barbara Tannenbaum e Julieta González são as curadoras responsáveis pelos talks nesta edição.

Em 2019, quatro talks ocupam as tardes de quinta, sexta-feira e domingo. A programação completa e os horários específicos de cada talk podem ser conferidos no site oficial. Clique aqui.

Francesca Woodman, na Mendes Wood DM. Francesca Woodman/SP-Foto/Casa.com.br

Alguns dos destaques desta edição são a Mendes Wood DM, uma das mais influentes galerias brasileiras no exterior, que apresenta uma série em cores da fotógrafa Francesca Woodman; as artistas Cinthia Marcelle e Ana Maria Tavares tem fotografias bordadas expostas pela Vermelho e a Dan Galeria, que apresenta uma série emblemáticas de fotos da cidade de São Paulo sob o olhar do mexicano José Manuel Ballester.

Sem Título, da série White Ethnography, de Paulo Nazareth. Na Mendes Wood DM Paulo Nazareth/SP-Foto/Casa.com.br
Continua após a publicidade

A SP-Foto faz um passeio pela história da fotografia e reúne mais de 80 anos de história deste tipo de arte. A MaPa, por exemplo, expõe obras vintage da coleção de Kim Esteve, com artistas fundamentais para o movimento. A Galeria Utópica, por sua vez, destaca o legado deixado por German Lorca e José Yalenti.

A feira ainda oferece Visitas Guiadas, em parceria com a Vivo, para fazer percursos temáticos com o público pela feira. Quatro roteiros exclusivos são feitos por Paola abres, Isabella Lenzi e Gustavo Colombini. As visitas ocorrem gratuitamente, todos os dias, mediante a inscrições.

Airshaft para Piranesi X – da série Tautorama, de Ana Maria Tavares. Na Galeria Vermelho. Ana Maria Tavares/SP-Foto/Casa.com.br

Serviço – 13ª SP-FOTO

Quando?

Quarta-feira, 21 de agosto, das 17h às 21h
Quinta a sábado (22, 23 e 24) das 14h às 21h
Domingo (25), das 14h às 20h

Onde?

Shopping JK Iguatemi | 3º piso – Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo, Brasil

Quanto?
Gratuito

Continua após a publicidade

Publicidade