Casa Created with Sketch.

8 maneiras fáceis de limpar o ar da sua casa

Estas pequenas atitudes vão te ajudar a respirar melhor e garantem uma atmosfera cheia de bem-estar

Quando o assunto é bem-estar e saúde, a qualidade do ar torna-se um item imprescindível para garantir boas condições de vida e um ambiente agradável. Afinal, de nada adianta um cômodo ficar lindo e não ser saudável.

É preciso se preocupar com a condição da atmosfera dentro de casa, já que ela pode ser até mais poluída do que ambientes externos. Felizmente, há pequenas atitudes capazes de livrar sua casa de poluentes e substâncias indesejadas. O site Brit + Co listou oito dicas para limpar o ar e deixá-lo mais saudável. Confira!

1. Invista em plantas purificadoras

Além de serem ótimas aliadas na decoração, as plantas têm uma enorme variedade de espécies purificadoras de ar. A clorofito, por exemplo, também conhecida como gravatinha e paulistinha, deixa a casa livre de substâncias nocivas, como o formaldeído. Já o lírio-da-paz remove a amônia do ar, enquanto a árvore-da-borracha reduz o benzedo, toxina causadora de câncer.

2. Limpe seus animais de estimação

Não há como evitar que cães e gatos acumulem poluentes naturalmente. Em meio aos pelos, podem existir alérgenos e elementos indesejados que eles pegam no parque. Portanto, os penteie regularmente, dê banhos quando necessário e sempre aspire os pelos do seu animalzinho.

3. Coloque um purificador de ar no quarto

Estes aparelhos ajudam na circulação ar e tornam o ambiente mais saudável. Use um purificador de ar portátil em seu quarto para eliminar vírus, ácaros, mofo, bactérias, e até mesmo alérgenos que ficam no ar enquanto você dorme e passam desapercebidos. 

Veja também: Conheça o maior purificador de ar do mundo

(Pinterest/Brit+Co)

4. Compre uma lâmpada de sal

Parece um pouco absurdo que apenas um bloco de sal seja capaz de limpar o ar de sua casa. Porém, acredite: as rochas de sal rosa do Himalaia promovem a ionização do ar e purificam o ambiente. As lâmpadas de sal produzem íons negativos que neutralizam íons positivos em excesso, presentes no pólen, poeira, sujeira e alérgenos, equilibrando, assim, toda a carga elétrica do ambiente. É possível encontrar a peça em lojas virtuais como a Natural Wonder, a partir de R$ 189,90, e na Elo7 a partir de R$ 89,90. 

5. Use carvão

Conhecido por suas propriedades purificadoras, o carvão é ideal para absorver umidade, além de sugar e neutralizar odores. Sua fama é tanta que algumas culturas o usam há anos para filtrar a água. Portanto, ele pode ser uma grande ajuda na hora de combater a poluição de forma natural.

6. Evite espanadores e vassouras

Na hora da limpeza, panos secos, espanadores e vassouras podem mandar toda poeira acumulada direto para o ar junto com ácaros. Para tirar o pó tanto dos móveis quanto dos assoalhos, use um pano úmido. Se notar presença de mofo, remova com um pano úmido embebido com água e vinagre branco ou limão. Se a superfície for grande, passe aspirador e aplique algum higienizador em seguida.

Veja também: Aromas que trazem bem-estar para a casa

7. Aproveite o poder dos óleos essenciais

Use óleos de plantas como melaleuca e capim-limão em um difusor para combater o mofo, bolor e diminuir problemas de respiração. De quebra, eles deixam um aroma delicioso e relaxante no ambiente.

(Pinterest/Casa.com)

8. Use ventiladores de teto

Há quem diga que o ventilador de teto é uma tendência de decoração de uma era anterior. Mas, há no mercado diversas opções de modelos modernos e estilosos que podem ir muito bem com o décor de sua casa. Ao contrário do ar condicionado, são peças de instalação simples que garantem uma agradável circulação do ar e não exigem manutenção.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s