Casa Created with Sketch.

Dia Mundial do Rock: arenas importantes para a história da música

Para celebrar a data, relembre os principais estádios e casas de show que são importantes na história do rock!

Multidão reunida no estádio de Wembley

Multidão reunida no estádio de Wembley (Reprodução/Casa.com.br)

“I know, it’s only rock and roll, but I like it”, dizem os Rolling Stones na icônica letra “It’s only Rock ’n’ Roll”. A gente sabe que é só rock, mas a gente gosta! O gênero musical se popularizou em meados de 1950 e tornou-se popular ao redor do mundo rapidamente.

Somente em 1985 o rock ganhou um dia especial para ser celebrado. Em 13 de junho daquele ano, o festival Live Aid ocorria em Londres e na Filadélfia e, em um dos shows, Phil Collins, da banda Genesis declarou que aquele era o Dia Mundial do Rock.

Para celebrar esta data tão importante, fizemos uma seleção das principais arenas da história do Rock, que receberam shows icônicos e memoráveis. Confira!

 (Reprodução/Casa.com.br)

É praticamente impossível ser fã de rock e não imaginar um show da sua banda preferida no Estádio de Wembley. Muito mais do que o estádio nacional da Inglaterra, o Wembley recebeu shows de grandes nomes do rock, como Beatles, Foo Fighters, Oasis, Queen, The Who e mais. O estádio existia desde 1923, mas foi demolido em 2003 para dar lugar a uma estrutura moderna e grandiosa, projetada por Norman Foster, do escritório Foster + Partners. O estádio tem capacidade para receber 90.000 pessoas.

 (Reprodução/Casa.com.br)

O Kazebre é uma casa de shows em São Paulo, com 10 mil m² e capacidade para oito mil pessoas. O local é situado na Avenida Aricanduva e acumula centenas de shows em sua história. Inicialmente o local era chamado de Kazebre Rock Bar e recebeu shows de artistas importantes do cenário nacional, como Belchior, Legião Urbana, Velhas Virgens, Dead Fish, Titãs, Skank e mais.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Inaugurado na praia do Arpoador, em 1982, o Circo Voador também é uma das mais importantes casas do rock nacional. A casa funcionou em Ipanema por apenas três meses e, em outubro do mesmo ano o circo ganhou um novo lar na Lapa. Por lá, Luiz Gonzaga, Paralamas do Sucesso, Blitz, Engenheiros do Hawaii, Barão Vermelho e outros importantes artistas fizeram shows memoráveis. Em 1996 a estrutura do Circo foi demolida, porém reconstruída em 2002. Atualmente o Circo Voador tem capacidade para 2.800 pessoas.

 (Reprodução/Casa.com.br)

Projetado em 1865 pelo arquiteto Charles Duval, o Bataclan começou a receber nomes populares do rock apenas em 1970. Por lá, The Police, Iron Maiden, The Cure, Nine Inch Nails e outros artistas se apresentaram. Em 13 de novembro de 2015, durante um show da banda Eagles of Death Metal, o Bataclan sofreu um ataque terrorista e foi reaberto quase um ano depois, em 12 de novembro de 2016.

 (Reprodução/Casa.com.br)

O Red Rocks é um anfiteatro natural e ao ar livre, em Morisson, no Colorado. O local foi idealizado para receber shows por John Brisben Walker, em 1906. Somente em 1927, o município de Morrison comprou a área e projetou o anfiteatro em frente a uma grande rocha, que lembra o formato de um disco. As obras iniciaram-se em 1936 e foram finalizadas em 1941. O local tem capacidade para 9.500 pessoas e já recebeu shows dos Beatles, Jimi Hendrix, Neil Young e outros.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s