Casa Created with Sketch.

Review: robô aspirador da Samsung é como um pet que ajuda na limpeza

O Powerbot VR 5000 é um aspirador super potente, que pode ser controlado via app e ainda passa pano molhado

Sala com piso de taco e tapete preto e branco com aspirador entre os dois

 (Reprodução/Samsung)

Mesmo com todos os avanços tecnológicos, para a maior parte das pessoas, a ideia de ter robôs em casa pode parecer algo mais próximo dos Jetsons do que da realidade. Para dar o pontapé inicial nessa nova relação com a robótica, a Samsung enviou à redação do Casa.com.br um de seus robôs aspiradores, o Powerbot VR 5000. Confira como foi a experiência!

Este pequeno dispositivo, que parece um pequeno disco preto de vinil, é um grande ajudante na limpeza da casa. Super potente e compacto (ele tem só 85 mm de altura) o Powerbot consegue limpar qualquer cantinho, inclusive debaixo dos móveis. E como funciona?

Imagem ilustrando o alcance dos sensores do robô aspirador

 (Reprodução/Samsung)

Sensores nas laterais permitem que o robô ande pela casa, desviando de obstáculos ou degraus, e suas rodinhas possibilitam que ele transite entre diferentes pisos, dos laminados até os tapetes. Assim, enquanto você relaxa no sofá, o Powerbot faz todo o trabalho.

Montagem com o robô limpando piso em madeira, tapete e piso frio

 (Reprodução/Samsung)

Karina Camargo, Product Manager responsável pelos aspiradores da Samsung, nos conta que essa categoria de produtos vem crescendo muito no Brasil, sobretudo com a pandemia. “Nós não sabemos que precisamos de um robô até termos um. A verdade é que a gente não percebe quanto tempo gastamos para manter a casa alinhada e tirar a poeira”

Um toque bem brasileiro

 

Foto da parte de baixo do aspirador e o celular com o aplicativo

 (Reprodução/Samsung)

E para quem acha que só aspirar não é o suficiente para deixar tudo “nos trinques”, o Powerbot tem uma funcionalidade super útil para o público brasileiro: ele também passa pano molhado enquanto aspira!

A Samsung, apesar de ser uma marca internacional, sempre considera as necessidades de cada mercado que vai entrar, suas geladeiras Evolution, por exemplo, foram projetadas para suportarem as oscilações de energias que acontecem nas cidades. “Nós sabemos que, aqui no Brasil, existe o hábito de se passar pano, então esse recurso é um grande diferencial junto da potência de aspiração”.

Veja também

Casa limpa o tempo

 

Aspirador robô entrando embaixo do sofá

 (Reprodução/Samsung)

O Powerbot possui uma base de carregamento sem fio para a qual ele volta sozinho quando a bateria estiver baixa. Uma vez carregado, você pode controlar o robozinho por controle remoto ou por um app no celular. Após algumas tentativas (às vezes é preciso ligar e desligar o wifi), com o aspirador conectado no smartphone, nós colocamos ele para uma prova de fogo com granulados rosa espalhados pelo chão:

 (Reprodução/Casa.com.br)

A potência é realmente impressionante! Com apenas uma passagem ele deixou o chão brilhando! Você consegue escolher um modo de limpeza – em espiral, em zigue-zague ou automática -, controlá-lo manualmente e até deixar programados os horários de funcionamento, para que quando você chegue em casa do trabalho a casa já esteja toda limpinha.

“A conectividade permite que o robô se adapte à sua rotina. Você pode deixar programada a limpeza da semana inteira e até mais de uma limpeza ao dia, por exemplo se você tiver filhos e quiser que ele passe um pano depois da chegada das crianças da escola”, explica Karina.

Robôs da família

 

 (Reprodução/Casa.com.br)

Se você ainda acha um pouco estranho ter um robô circulando sozinho pela sua casa, saiba que em pouquíssimo tempo você se apega nele. O design compacto e o jeito de “andar” fazem com que ele se pareça mais com um pet fofinho do que com uma máquina.

Gif do robô aspirador indo e voltando com uma galinha de brinquedo em cima

 (Reprodução/Casa.com.br)

Esse amiguinho tecnológico vai economizar o tempo que você gasta limpando para que você possa aproveitar mais ainda os momentos em casa, com uma preocupação a menos. Nós aqui da redação batizamos o nosso de Rose (em homenagem à robô do Jetsons). E você? Que nome vai dar ao seu?

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.