Continua após publicidade

Sabia que a piscina mais funda do mundo tem 50m de profundidade?

Ela contém mais de 42.000 m³ de água, o mesmo que 17 piscinas olímpicas ou 168 milhões de xícaras de chá

Por Redação
Atualizado em 29 jul 2023, 22h45 - Publicado em 29 ago 2021, 13h00
 (Blue Abyss/)
Continua após publicidade
A-piscina-mais-funda-do-mundo-tem-45m-de-profundidade-designboom-01
(Blue Abyss/)

Todo dia algum projeto tecnológico nos deixa de queixo caído. Desta vez, Blue Abyss – a maior e mais profunda piscina do mundo – assume esse lugar. Localizado em Cornualha, na Inglaterra, o projeto ocupará um local de 10 acres no Parque Empresarial Aerohub, no aeroporto de Cornwall. 

A-piscina-mais-funda-do-mundo-tem-45m-de-profundidade-designboom-02
(Blue Abyss/)

Apesar das fotos chocantes, quem gosta de nadar infelizmente não poderá conhecer o local. Isso porque ele será usado para ajudar no avanço da robótica submarina e no treinamento de astronautas. A piscina escalonada de 50 por 40m possui um poço de 16m de largura, mergulhando a uma profundidade de 50m.

Veja também

A-piscina-mais-funda-do-mundo-tem-45m-de-profundidade-designboom-03
(Blue Abyss/)

Para que grandes objetos sejam posicionados na piscina – para a Estação Espacial Internacional, sets de filmagem subaquáticos e até para testar veículos submarinos operados remotamente ou treinar mergulhadores de alto mar – um teto deslizante e um guindaste de 30 toneladas fazem parte da produção.

Para simular diferentes condições, a temperatura; iluminação; salinidade; e diferentes correntes em profundidades variadas podem ser controladas. 

A-piscina-mais-funda-do-mundo-tem-45m-de-profundidade-designboom-04
(Blue Abyss/)

O projeto levará 18 meses para ser concluída e promete gerar 160 empregos, simulando ambientes extremos em um local seguro e controlado. Além de incluir o primeiro centro comercial de treinamento de astronautas do mundo. 

“Blue Abyss projeto será um grande ativo de pesquisa para aeroespacial, energia offshore, robótica subaquática, fisiologia humana, defesa, lazer e indústrias marinhas, e um centro de educação fantástico para crianças e estudantes universitários. Cornwall já parece nosso lar natural e estamos muito satisfeitos por ter recebido uma resposta tão calorosa”, afirma John Vickers, diretor executivo do centro aquático.

*Via Designboom

Publicidade