Casa Created with Sketch.

Green Nation: conheça um dos maiores festivais sustentáveis do Brasil

O evento ocorre pela primeira vez em São Paulo, entre os dias 25 e 31 de março, no Pavilhão das Culturas Brasileiras - Parque do Ibirapuera

Educação, sustentabilidade e tecnologia. A combinação destes três pilares concretiza a 5ª edição do Green Nation, um dos principais eventos de sustentabilidade do Brasil, que acontece pela primeira vez em São Paulo entre os dias 25 e 31 de março, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera.

Público do Green Nation

Público do Green Nation (Divulgação/Casa.com.br)

Realizado pelo CIMA (Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente), o Green Nation ocorre desde 2012. Todas as edições foram sediadas no Rio de Janeiro até 2017. No último ano, o festival ocupou Brasília, ao lado do 8º Fórum Mundial da Água, reunindo 70 mil pessoas.

Neste ano, os 10 mil m² do Pavilhão das Culturas Brasileiras do Parque Ibirapuera, em São Paulo, são palco para experiências interativas, sensoriais e emocionais, que alertam o público sobre as consequências do consumo desenfreado, do desperdício, do descarte de lixo e mais.

Segundo Marcos Didonet, diretor geral do festival, elementos da cultura foram aproveitados para servir à educação, criando cenários de cinema interativos dentro do pavilhão, para chamar a atenção do público: “a questão ambiental é necessária e urgente. Criamos uma tendência de consumir em excesso e por isso, tentamos mostrar aqui que se o mundo continuar com a perspectiva da descartabilidade, em breve vai acabar.”

Estação Antártica, uma das atrações do festival

Estação Antártica, uma das atrações do festival (Divulgação/Casa.com.br)

Totalmente gratuita e livre para todas as idades, a programação reúne a exibição de filmes, jogos, experiências com realidade virtual, oficinas, apresentações de teatro e palestras de especialistas. Ao todo, são 56 horas de atrações que podem ser conferidas aqui.

Entre os destaques estão o voo de Asa Delta, onde os visitantes sobrevoam regiões brasileiras para aprender sobre hidrografia; a Nave Espacial do Futuro, que conduz os visitantes até 2.200 e retrata as consequências do nosso modo de vida para o meio ambiente e Sabores e Sentidos, que apresenta um panorama do desperdício de comida no Brasil e convida os participantes a provarem alimentos produzidos a partir do aproveitamento integral de ingredientes.

Crianças ajudam os oceanos na atração Canto da Sereia.

Crianças ajudam os oceanos na atração Canto da Sereia. (Divulgação/Casa.com.br)

O festival é feito com incentivo da Lei Rouanet e apoio de diversos parceiros comerciais, que têm projetos de sustentabilidade em sua essência. Dessa forma, o Green Nation garante experiências educativas totalmente gratuitas e abertas ao público.

“O Green Nation não é apenas um festival, ele é um movimento. Quando o evento acaba, desperta uma cinesia que trabalhamos em conjunto com as escolas que nos visitam e podemos perceber que essas organizações mudam de comportamento, se organizando internamente”, acrescenta Didonet.

Para o diretor, mesclar educação, sustentabilidade e tecnologia é a melhor forma de engajar jovens e unir gerações: “a tecnologia é a linguagem de quem quer obter informação hoje em dia, não adianta mais fazer apenas uma instalação física. A viagem ao futuro e ao passado não poderia ser feita sem a realidade virtual. Adaptamos diversos processos metodológicos de acordo com os temas trabalhados”.

Atração Asa Delta

Atração Asa Delta (Divulgação/Casa.com.br)

SERVIÇO GREEN NATION 2019

Quando?

Entre 25 e 31 de março

Dias 25, 26, 28 e 29: de 9h às 15h

Dia 27: de 14h às 15h (apenas para escolas cadastradas)

Dias 30 e 31: de 10h às 16h

Onde?

Parque Ibirapuera – Pavilhão das Culturas Brasileiras

Quanto?

Grátis

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s