Ceia de Natal: pesquisa revela os pratos mais populares no Brasil todo
Comemorar com a família em casa é tradição de todo o país - e envolve até os pets! Confira o cardápio de cada região
Comemorar o Natal faz parte do calendário de 88% dos brasileiros. E a preparar a ceia é a atividade mais trabalhosa da época – e, mesmo assim, 78% das pessoas costumam comer com a família em casa. Esses são os números do estudo “Ceia de Natal”, realizado pelo C.Lab, laboratório de pesquisa da Nestlé Brasil, em parceria com a plataforma Receitas Nestlé.
De acordo com o levantamento, 79% afirmam não ter um prato típico natalino na sua região. No entanto, receitas locais se fazem presentes na noite de Natal: no Norte, por exemplo, se destaca pato no tucupi, pirarucu de casaca, vatapá e mousse de cupuaçu.
Já os nordestinos não deixam de colocar à mesa a paçoca de carne de sol e a galinha à cabidela.
O Centro-Oeste prefere o arroz com pequi.
E o Sudeste opta pelos clássicos peru e rabanada.
Por fim, no Sul, os gaúchos não esquecem de preparar seu tradicional churrasco.
O estudo aponta também que os pratos tradicionais, em sua maioria, são preparados em casa: 93% fazem assado (carne, leitão, peru, chester, tender) e 91% preparam a sobremesa (pudim, mousse, pavê, manjar).
Ainda segundo o levantamento, 78% das pessoas afirmam que preparam a ceia de Natal e 66% pretendem fazer e/ou comprar comidas diferentes, levando em conta a importância de pratos diversos e inovadores, mas que sejam acessíveis.
Paralelamente, o mercado pet tem uma oportunidade à vista, já que 57% dos respondentes contaram que compram ou preparam um alimento especial para seu animal de estimação no Natal, comprovando as tendências atuais de integração dos pets às famílias brasileiras.
A pesquisa ouviu pessoas de todas as regiões do país, sendo 52% mulheres e 48% homens. 57% dos entrevistados moram com companheiro ou companheira e 48% com filhos.
“A comida consegue reunir as pessoas em torno da mesa, estabelecer vínculos e fortalecer laços afetivos, especialmente no Natal, quando as tradições são transmitidas de geração para geração e se tornam parte da identidade familiar. É uma experiência que, muitas vezes, remete às memórias e rituais de família”, conclui Lucas Fabozzi, gerente de Marketing e Comunicação de Receitas Nestlé.