Casa Created with Sketch.

Zaha Hadid é a primeira mulher a receber a medalha de Ouro do RIBA

O prêmio concedido pelo Royal Institute of British Architects escolheu a polêmica iraquiana para homenagear neste ano

zaha hadid

 (/)

A arquiteta iraquiana Zaha Hadid voltou a ser notícia no mundo todo. Mas, desta vez, não tem nada a ver com a polêmica do estádio de Tóquio. Zaha é a primeira mulher a ser agraciada, individualmente, com a medalha do Royal Institute of British Architects (RIBA), segundo anúncio da instituição emitido na última quarta-feira (23). Nomes importantes da arquitetura e do design internacional, como Frank Lloyd Wright,  Norman Foster, Le Corbusier e Frank Gehry, já receberam a homenagem, concedida, pela primeira vez, à uma mulher (no ano passado, Ray Eames e Patricia Hopkins ganharam, mas em dupla com os respectivos maridos e colegas de trabalho).

“Zaha Hadid é uma força formidável e globalmente influente da arquitetura. Rigoroso e exigente, o seu trabalho, dos edifícios ao mobiliário, aos sapatos e aos carros, é justamente admirado e desejado por marcas e pessoas em todo o mundo. Nos últimos 30 anos, ela trouxe projetos dinâmicos e inovadores”, explicou Jane Duncan, presidente do RIBA, em comunicado divulgado no site da instituição. O Centro Aquático das Olimpíadas de Londres de 2012, o Centro Cultural Heydar Aliyev, em Baku, no Azerbaijão, o museu MAXXI, em Roma, a Ópera Guangzhou e a Innovation Tower de Hong Kong, ambos na China, a sede da BMW em Leipzig, na Alemanha, e o Centro Rosenthal de Arte Contemporânea, no Ohio, Estados Unidos são alguns dos principais projetos de Zaha. “As casas, as escolas e outros edifícios públicos vitais sempre se basearam no conceito da ‘existência mínima’ – e isso não devia acontecer hoje. Os arquitetos têm agora as capacidades e as ferramentas para lidarem com estes aspectos críticos. É sempre estimulante trabalhar com quem tem um grande orgulho cívico e visão”, revelou a arquiteta, que ainda agradeceu aos mais de 300 colaboradores de seu escritório. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s