Casa Created with Sketch.

Ricardo Daza faz palestra sobre Le Corbusier na Abril

O crítico colombiano, Ricardo Daza, fez uma palestra na editora Abril no dia 6 de novembro para uma plateia de jornalistas e arquitetos sobre uma viagem de Le Corbusier ao Oriente.

IMG_0028

 (/)

A convite da revista Arquitetura & Construção, como parte da programação da semana do 7º Prêmio O Melhor da Arquitetura promovido pela revista no último dia 5 de novembro, o crítico colombiano, estudioso da obra de Le Corbusier (1887-1965), Ricardo Daza, visitou o prédio da Abril para brindar os presentes com histórias sobre uma viagem que Le Corbusier fez, em 1910 aos 23 anos de idade, que definiu toda sua forma de pensar, suas técnicas e transformou seu trabalho.

Um dos mais importantes arquitetos do modernismo, Le Corbusier iniciou sua viagem ao Oriente, começando pelo leste europeu às margens do Danúbio, passando por países como a Repúplica Tcheca e Bulgária e rumando a Turquia. A viagem teve como destino a Grécia e a Itália também — estas últimas impactaram tanto o arquiteto que referências podem ser encontradas em todos os seus trabalhos posteriores. Segundo Daza, toda a viagem do arquiteto foi financiada com o dinheiro de seu primeiro projeto, criado em 1905. “Le Corbusier sempre foi organizado em excesso, e responsável também. Desde os 16 anos já tinha uma agenda de trabalho cheia”, revela o crítico.

O arquiteto durante o período de seu “sabático inspiracional” escreveu cartas, tirou fotos, fez principalmente desenhos e pinturas — tudo com o intuito de registrar com precisão as paisagens pelas quais passou. 

Assista, na íntegra, a palestra do Crítico Ricardo Daza:

 

 

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.