Casa Created with Sketch.

Prêmio Pritzker 2009 vai para o arquiteto suíço Peter Zumthor

O prêmio é considerado o mais importante da arquitetura. Em seu agradecimento, o profissional lembrou a importância da funcionalidade nessa área

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

O arquiteto suíço Peter Zumthor foi o vencedor do prêmio Pritzker 2009 de arquitetura, entregue todos os anos pela Hyatt Foundation e considerado o mais importante do mundo no setor. Autor de projetos em países como Áustria, Holanda, Inglaterra, Espanha, Noruega, Finlândia e Estados Unidos, Zumthor teve mencionados na premiação os projetos das termas do Hotel Therme, na Suíça, da capela de Saint Nikolaus von der Flüe, na Alemanha, e os prédios do Kolumba Museum, também na Alemanha.

Ao anunciar a escolha do júri, Thomas J. Pritzker, presidente da fundação, citou as palavras do júri: “Peter Zumthor é um mestre, um arquiteto admirado por seus colegas em todo o mundo por seu trabalho focado, íntegro e excepcionalmente determinado”. E acrescentou: “Todos os prédios de Peter Zumthor têm uma presença forte e atemporal. Ele possui um raro talento para combinar um pensamento claro e rigoroso com uma dimensão poética, o que resulta em trabalhos que nunca terminam de nos inspirar”.

Ao receber o prêmio, Zumthor declarou: “Eu acho que a linguagem da arquitetura não depende de estilos específicos. Todo prédio é construído para um uso específico, num local específico e numa sociedade específica. Esse é o ponto de partida para a construção de meus prédios”. O prêmio concedido ao arquiteto foi um cheque de US$ 100 mil.

O Kolumba Museum, na Alemanha, possui quatro andares e foi um dos projetos ci...

 (/)

A capela de Saint Nikolaus von der Flüe, na Alemanha, foi uma das obras do a...

 (/)

O Hotel Therme, na Suíça, ganhou salas de banho especiais projetadas pelo a...

 (/)

As salas de banho do Hotel Therme foram mencionadas na entrega do prêmio Pri...

 (/)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s