Ponte de vidro mais alta e mais larga do mundo fecha duas semanas após inauguração
Na China, a estrutura de vidro e aço tem um cenário rende fotos incríveis, mas teve que fechar devido ao grande volume de visitantes
Uma ponte de vidro de 430 metros de comprimento foi construída sobre um cânion no Zhangjiajie National Forest Park, na China. Projetada pelo arquiteto Haim Dotan, a Zhangjiajie Grand Cayon Glass é a mais longa e mais alta ponte de vidro para pedestres. Ao longo dela, há alguns painéis de vidro através dos quais é possível avistar o precipício. O local rende boas fotos e um pouco de vertigem também. Tanto, que o local teve que fechar devido ao grande número de visitantes: capaz de suportar até 800 pessoas de uma só vez, a estimativa era que oito mil pessoas passassem por ali diariamente, e não os 80 mil visitantes por dia que apareceram nas primeiras duas semanas de abertura. Infelizmente, não se sabe se a ponte será reaberta, mas há planos de melhorar a infraestrutura para receber um número maior de pedestres.
Ali, são vigas de aço que dão suporte para as placas de vidro. Sedundo Dotan, que vive em Tel Aviv, a ponte foi feita para parecer imperceptível. “Ela foi feita para ser o mais invisível possível. Uma ponte branca que desaparece nas nuvens”, disse o arquiteto para o site Dezeen. “Como designer desta ponte localizada em um incrível e mágico parque nacional, eu acredito na natureza, na harmonia, no equilíbrio e na beleza. A natureza é bela como ela é. Eu quis fazer o menor impacto sobre ela”, completou.
A ponte está a 300 metros acima do solo, sustentada por cabos e apoiada em dois penhascos. Nas laterais, os corrimãos são ondulados e se estreitam no centro, para criar perspectiva. Ela já foi, inclusive, usada como ponto de partida do bungee jump mais alto do mundo. Além de atração turística, a ponte também vai abrigar eventos privados, como desfiles de moda. “Ela criará a experiência de estar na natureza pura, suspenso no ar, entre o céu e a terra, como um pássaro. Eu a chamei de Ponte dos Corações Corajosos”, disse Dotan.
Leia também: Ponte inaugurada em Copenhagen homenageia a mobilidade urbana