Casa Created with Sketch.

“Natal de Transformação” decora ruas de Canoas (RS) e inclui moradores

Natal de Transformação, em Canoas (RS), inclui moradores carentes, deixa as ruas limpas, educa crianças e decora a cidade!

Natal-Transformacao-Canoas-RS-moradores

 (/)

Pelo segundo ano consecutivo, a população da cidade de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, se mobilizou para participar do Natal de Transformação, projeto da prefeitura municipal que visa incluir a população mais pobre, preservar o meio ambiente e decorar as ruas da cidade. “Estudantes de escolas públicas municipais coletaram resíduos, como garrafas pet, nas ruas da cidade. Então, um grupo de 100 pessoas, formado por cem adultos carentes, transformou esses resíduos em árvores de Natal, laços e bolas para presépios”, conta a designer Nicole Saretta Tomazi que, com mais três designers e dois artesãos, coordenou o grupo de participantes. Ao final, os objetos decoraram a cidade e foram doados à população. Todo mundo sai ganhando: os cem moradores-participantes, por receberem um salário mensal; os alunos, por aprenderem conceitos de sustentabilidade; o meio ambiente, por não ser contaminado com os resíduos; e a cidade que, além de ficar limpa, é decorada. Quem orienta os trabalhos reconhece a satisfação de integrar um projeto de sucesso: “É muito transformador ver a satisfação de pessoas carentes trabalhando e sentindo um orgulho e um envolvimento com o que fazem. É uma arte a serviço da sociedade”, revela Nicole. Confira imagens do projeto e dos produtos confeccionados abaixo. 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.