Casa Created with Sketch.

Museu Janete Costa está com duas exposições de arte católica

O Museu Janete Costa, em Niterói, tem programação especial para a Jornada Mundial da Juventude durante a visita do Papa ao Brasil.

Paulistinha_08

 (/)

O Papa está no Brasil para a semana da Jornada Mundial da Juventude e as comemorações estão por toda a parte. O Museu Janete Costa, em Niterói, está com uma programação especial e preparou uma exposição com 271 peças do acervo do Museu de Arte Sacra – a maioria delas, esculturas assinadas por Dito Pituba e Juca Angélico.

As peças foram produzidas por santeiros paulistas (e Dito e Juca são dois dos poucos identificáveis) para que as pessoas as guardassem em seus lares ou as carregassem a tiracolo. Chamadas de paulistinhas, essas esculturas fazem parte de um gênero da arte sacra brasileira, com origem no Vale do Paraíba entre os séculos XVIII, XIX e início do XX. Elas são imagens devocionais de santos católicos, com formas simplificadas, interior oco, base redonda ou facetada, de pequenas dimensões, e feitas de barro cozido.

Além da exposição “Santeiros Populares Paulistas”, o museu de Niterói também apresenta a mostra “A Cátedra de Pedro: As Medalhas Contam a História” com sessenta medalhas comemorativas de Papas, do século III a XXI. Todas fazem parte Essas medalhas são cunhadas todos os anos desde o século XV para marcar eventos e diretrizes dos Papas. Assim, a mostra reproduz a plotagem da Praça de São Pedro e traz momentos importantes da história da Igreja Católica. De 11 a 31 de julho de 2013, as mostras ficam no Museu Janete Costa, em Niterói.

Pio-XII

 (/)

Serviço: Programação do Museu Janete Costa

Quando: de 11 a 31 de julho de 2013

Onde: Museu Janete Costa de Arte Popular; Rua Presidente Domiciano, 178 – Ingá – Niterói.

De terça a domingo, das 10h às 18h.

Entrada grátis

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s