Museu Janete Costa está com duas exposições de arte católica
O Museu Janete Costa, em Niterói, tem programação especial para a Jornada Mundial da Juventude durante a visita do Papa ao Brasil.
O Papa está no Brasil para a semana da Jornada Mundial da Juventude e as comemorações estão por toda a parte. O Museu Janete Costa, em Niterói, está com uma programação especial e preparou uma exposição com 271 peças do acervo do Museu de Arte Sacra – a maioria delas, esculturas assinadas por Dito Pituba e Juca Angélico.
As peças foram produzidas por santeiros paulistas (e Dito e Juca são dois dos poucos identificáveis) para que as pessoas as guardassem em seus lares ou as carregassem a tiracolo. Chamadas de paulistinhas, essas esculturas fazem parte de um gênero da arte sacra brasileira, com origem no Vale do Paraíba entre os séculos XVIII, XIX e início do XX. Elas são imagens devocionais de santos católicos, com formas simplificadas, interior oco, base redonda ou facetada, de pequenas dimensões, e feitas de barro cozido.
Além da exposição “Santeiros Populares Paulistas”, o museu de Niterói também apresenta a mostra “A Cátedra de Pedro: As Medalhas Contam a História” com sessenta medalhas comemorativas de Papas, do século III a XXI. Todas fazem parte Essas medalhas são cunhadas todos os anos desde o século XV para marcar eventos e diretrizes dos Papas. Assim, a mostra reproduz a plotagem da Praça de São Pedro e traz momentos importantes da história da Igreja Católica. De 11 a 31 de julho de 2013, as mostras ficam no Museu Janete Costa, em Niterói.
Serviço: Programação do Museu Janete Costa
Quando: de 11 a 31 de julho de 2013
Onde: Museu Janete Costa de Arte Popular; Rua Presidente Domiciano, 178 – Ingá – Niterói.
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Entrada grátis