Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia de Lisboa é inaugurado
Às margens do Rio Tejo, o estúdio britânico Amanda Levete Architects projetou um edifício cheio de curvas que parece emergir da praça ao redor
Dedicado à cultura contemporânea através das artes visuais, novas mídias, arquitetura, tecnologia e ciências, o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) em Lisboa abriu suas portas no dia 5 de outubro. Com projeto da arquiteta inglesa Amanda Levete, o novo edifício foi inaugurado parcialmente para sediar a exposição principal da Trienal de Arquitetura de Lisboa, chamada A forma da forma.
Marcado pelas curvas, o MAAT parece emergir da praça que o cerca, às margens do Rio Tejo. A fachada homenageia o artesanato português com 15 mil peças de revestimento cerâmico em 3D, que brilham na luz do sol. No interior do edifício, os espaços de exposição ficam sob o teto ondulado.
Para integrar o museu à praça ao seu redor, os visitantes e transeuntes têm acesso ao telhado inclinado e podem entrar nas galerias subterrâneas.
A abertura dos quatro espaços expositivos, do restaurante e de outros espaços públicos do museu está prevista para março de 2017. Ainda no ano que vem, também devem ser inaugurados um parque projetado pelo escritório de paisagismo Vladimir Djurovic e uma passarela de pedestres, desenhada pelo Amanda Levete Architects, que leva até o telhado do museu.
Fonte: Architizer