Casa Created with Sketch.

Ma Yansong discute a modernidade na China

Existe uma identidade própria no novo cenário em que vive a China. O arquiteto chinês Ma Yansong, que tem obras espalhadas pelo mundo, busca uma resposta

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

Marilyn Monroe mudou a vida de Ma Yansong. “Antes de desenhá-la, ninguém me conhecia. Agora não tenho como aceitar todas as encomendas que chegam”, conta o chinês de 31 anos. Mas não é à atriz americana que ele se refere ao descrever seu passaporte para o estrelato. A Marilyn de Ma é uma torre de 170 m de altura e 56 andares em fase de construção em Toronto, no Canadá. O apelido dado ao curvilíneo edifício projetado em 2005 é apropriado, diz ele: “Busquei expressar audácia e sensualidade”, revela o fundador do MAD Office, escritório com sede em Pequim e Tóquio. Fontes de inspiração para a ousadia não faltam – Ma admira Gaudí, Oscar Niemeyer e Zaha Hadid. Dela, aliás, foi aluno (em uma pós-graduação na Universidade de Yale, nos Estados Unidos) e colaborador (trabalhou com a ex-professora em uma temporada londrina).

A paixão pelo estilo contemporâneo que invadiu a China, porém, não ofusca seu senso crítico. “O que há de moderno no país veio de fora. Nos falta uma linguagem própria na arquitetura atual”, afirma. O skyline das grandes cidades chinesas exibe uma sucessão de construções monumentais, assinadas por nomes do porte de Norman Foster. Mas há uma identidade própria nesse novo cenário?”, pergunta-se Ma Yansong. Se você é arquiteto, urbanista, projetista, urbanista ou designer de interiores, participe do Fórum no CasaPRO e discuta essa questão.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s