Lovegrove faz piada, critica o consumo e diz que seu notebook é um caderno

Designer britânico não liga para coisas que os outros julgam “cool”, não tem Iphone e acha que há um consumismo exagerado.

Por Por Cristiane Komesu Atualizado em 14 set 2018, 09h22 - Publicado em 8 jul 2010, 21h28

Orgânico, sensual e sem exageros: o design de Ross Lovegrove é um elogio às formas e à natureza. O cultuado biólogo e designer britânico, que carrega o título de “Captain Organic”, falou sobre a essência de seu trabalho durante palestra nesta quinta-feira, 8 de julho, Casa Cor Stars, encontro promovido pela Casa Cor em São Paulo.

Durante o evento, Lovegrove apresentou algumas de suas principais criações. Entre os produtos, um relógio projetado para encaixar perfeitamente no ossinho do pulso e uma poltrona de avião em que é possível dormir em posição fetal exemplificam o respeito às formas da natureza e do corpo humano que guiam sua produção.

“Quero ir até a natureza e trazer a cópia dessas formas para este mundo que nós construímos”, explica. De acordo com ele, a beleza da natureza está em sua simplicidade. “A natureza é totalmente sincera. É “fat free . Não há árvores gordas, nem feias”, completa.

Assim é também o corpo humano, de onde o profissional busca a sensualidade presente em suas criações. “O design orgânico é modesto assim como o nosso corpo é modesto. O orgânico é o modo mais natural de se fazer design”, afirma.

Para ele, o design brasileiro é privilegiado por estar cercado da natureza. “O Brasil é a cultura que entende a natureza, por ela estar muito presente, e também a tecnologia, porque é um país que está se desenvolvendo agora. Esse é o grande momento para o Brasil”.Um título para uma foto sem titulo

Continua após a publicidade

 

Bom humor

Um título para uma foto sem titulo

Durante a apresentação, o designer contagiou a todos com seu bom humor. Ao mostrar seu celular, logo avisou: “este não é um iPhone, mas funciona perfeitamente. Desculpem, queridos, mas não sou um designer tão ‘cool’”. Inserida na brincadeira, uma crítica ao consumismo exagerado: “Se eu comprasse um Iphone, significaria que este teria que ir para o lixo, mas não há nada de errado com ele”.

Acompanhe na galeria abaixo alguns dos principais momentos da apresentação de Lovegrove.

Continua após a publicidade

Publicidade