Japão abre primeiro museu de maquetes arquitetônicas
Como um armazém, os profissionais alugam prateleiras no museu para guardar suas maquetes, que ficam expostas aos visitantes
Especializado em maquetes arquitetônicas, o Archi-Depot Museum abriu no dia 18 de junho em Tóquio, no Japão. Primeiro do tipo no país, o espaço reúne peças de nomes como Kengo Kuma, Shigeru Ban, Riken Yamamoto, Torafu Architects e Klein Dytham Architecture.
Para expor as peças, prateleiras industriais preenchem o espaço do piso ao teto, criando um total de 116 superfícies de exposição. Ali também ficam disponíveis QR codes que, quando utilizados pelos visitantes, revelam informações, fotos e desenhos de cada maquete.
O tema não é a única inovação do museu, que funciona como um armazém onde os profissionais podem economizar espaço em seus próprios escritórios e alugar prateleiras para guardar seus projetos, que ficam expostos ao público visitador.
“Esta iniciativa é realmente brilhante – tanto o arquiteto quanto o Archi-Depot saem ganhando. Você aluga um conjunto de prateleiras altas, expõe suas maquetes nas partes mais baixas e guarda as caixas nas mais altas. Instantaneamente você tem um museu de maquetes com trabalhos da maior parte dos principais arquitetos do Japão”, Klein Dytham, da Mark Dytham, disse à Dezeen, que publicou o projeto. Confira mais imagens abaixo: