Casa Created with Sketch.

Importância das estruturas e do comportamento do solo para as construções em encostas

Promovida pelo escritório Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo, a palestra evidenciou a importância de se conhecer o solo onde será a construção antes de iniciar a obra.

Ricardo Julião, Luiz Cholfe e Antônio Sérgio Damasco Penna

 (/)

A palestra “Construções em Encostas: Avaliações de Riscos e Métodos de Prevenção” aconteceu no dia 4 de março de 2010 no auditório Victory de Qualidade de Vida, em São Paulo. O evento, que faz parte da série “Encontro do Conhecimento”, promovido pelo escritório Ricardo Julião Arquitetura e Urbanismo, é uma extensão do programa de atualização de seus funcionários e contou com apresentações dos engenheiros Luiz Cholfe e Antônio Sérgio Damasco Penna. Eles discutiram aspectos estruturais das construções em encostas e comportamento do solo.

Ricardo Julião, idealizador do evento, abriu a exposição afirmando que os conhecimentos de topografia e comportamento do solo são necessários para qualquer arquiteto. Em seguida, Luiz Cholfe iniciou sua apresentação dizendo que este tipo de encontro dá aos profissionais a possibilidade de discutir os problemas da arquitetura. Mestre em Engenharia da Estrutura, Cholfe falou sobre a importância de se ter um equilíbrio entre estrutura, fundação e solo. “A natureza está em equilíbrio. A intervenção do homem deve considerar a estabilidade do conjunto de estrutura, fundação e solo”, concluiu.

Antônio Sérgio Damasco Penna ressaltou a importância dos conhecimentos de comportamento do solo e abordou algumas tragédias relacionadas a este comportamento, entre elas, os desastres de Angra dos Reis em 2010, de Santa Catarina em 2008 e o desabamento nas obras do Metrô de São Paulo em 2007. O engenheiro destacou alguns aspectos da área geológica como origem, dimensão, composição do solo, estados de compacidade, consistência e resistência. Damasco Penna concluiu comentando que o conhecimento destes fatores de comportamento do solo é uma importante forma de prevenção de possíveis desastres em construções.

Em outra reportagem você encontra dicas de como erguer uma casa segura e sustentável. Depois, descubra como prevenir ou remediar os danos causados pela chuva.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s