II Bienal de Design chega a Brasília explorando a valorização do produto brasileiro

A partir do dia 8 de outubro, estará aberta ao público a exposição de obras de designers brasileiros, focada na interação entre arte e tecnologia.

Por Por Helena Dias Atualizado em 20 dez 2016, 21h01 - Publicado em 7 out 2008, 18h15
bienal brasilia

Dia 8 de outubro começa a II Bienal Brasileira de Design com a proposta de agregar valor aos produtos da indústria nacional por meio do design. Com curadoria de Fábio Magalhães e Auresnede Pires Stephan, a mostra vai explorar a convergência entre arte e tecnologia no design. A idéia é focar em produtos da indústria contemporânea que tenham significado social e econômico para o Brasil.

Segundo Jorge Gerdau Johannpeter, fundador do Movimento Brasil Competitivo, ocorre agora uma terceira etapa da valorização do produto brasileiro no exterior: “antes, exportávamos commodities, depois passamos aos manufaturados, agora, temos a oportunidade de adicionar o design, seja nas linhas de produção, moda e tecnologia”.

Na programação da Bienal, além da mostra, estarão diversas atividades paralelas. O Design Inovation Labs são seminários com objetivo de fomentar o design nacional, a Design Week Brasil são eventos regionais organizados com ajuda de entidades locais (Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo) e Clínicas de Design, para promover a integração entre designers e empresas. O Destaque Design 2008 vai reconhecer os talentos presentes na mostra.

A exposição é uma realização do MDIC e do Movimento Brasil Competitivo (MBC), por meio do Programa Brasileiro de Design (PBD), com participação do Governo do Distrito Federal (GDF), do Brasília Tur e da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal.

Continua após a publicidade

A Bienal de Veneza também aconteceu esse ano. Quer ver as idéias mais inusitadas que surgiram por lá? A gente mostra!

 

O quê: II Bienal Brasileira de Design

Quando: de 8 de outubro a 5 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 19h

Onde: Museu Nacional do Conjunto Cultural da República (Esplanada dos Ministérios), em Brasília

Quanto: entrada franca

Continua após a publicidade

Publicidade