Continua após publicidade

Identidade revelada? Especula-se que Robert Del Naja seja Banksy

A teoria ganha força: amigo do integrante da banda Massive Attack, que já era conhecido como grafiteiro, pode ter revelado o nome do famoso artista de rua

Por Jennifer Detlinger
Atualizado em 1 jul 2017, 14h36 - Publicado em 1 jul 2017, 14h35

Um dos maiores mistérios que rodeiam o mundo da arte e da cultura é a identidade de Bansky. Diversas teorias sobre quem seria o mais famoso artista de rua do mundo circulam sem que nenhuma resposta seja confirmada. Enquanto seus grafites são reconhecidos nos quatro cantos do planeta, ninguém sabe como é seu rosto, que fica sempre coberto durante entrevistas e fotos. Há quem diga que é sua identidade secreta que torna os trabalhos tão valiosos: uma impressão em tela da Balloon girl (garota com balão), por exemplo, foi leiloada no ano passado por cerca de 115 mil dólares.

View this post on Instagram

: Queens

A post shared by Banksy (@banksy) on

Mas, agora, a identidade do artista por ter sido finalmente revelada. Em uma conversa com a equipe do podcast inglês Distraction Pieces, o DJ e produtor musical Goldie se referiu a Banksy como “Robert”. Durante o papo, Goldie criticava a pressa do mercado de arte em ganhar dinheiro com o trabalho de Banksy quando falou: “Me dê uma bubble letter, coloque em uma camiseta, escreva ‘Banksy’ e estamos feitos… Podemos vendê-la agora. Sem nenhum desrespeito a Robert, acho ele um artista brilhante. Acredito que ele virou o mundo da arte de ponta-cabeça”. O deslize reforçou a hipótese de que Bansky seria Robert Del Naja, fundador do grupo Massive Attack e amigo de Goldie.

View this post on Instagram

Coney Island

A post shared by Banksy (@banksy) on

Continua após a publicidade

A primeira vez que surgiram pistas de que Del Naja é a pessoa por trás das polêmicas e geniais obras de rua foi em 2016, quando o jornalista Craig Williams rastreou por cinco meses as obras de Banksy pelo mundo e percebeu que elas apareciam, muitas vezes, no período em que a banda Massive Attack fazia um show nas mesmas cidades. Williams também levantou a hipótese de que Banksy poderia não ser apenas uma pessoa, mas parte de um coletivo. Na época, Del Naja deu entrevista ao jornal britânico “Daily Mail” desmentindo ser o artista e afirmou em shows do Massive Attack que “todos somos Banksy”.

Além disso, Banksy escreveu o prefácio do livro de Del Naja, 3D and the Art of Massive Attack, lançado no ano passado. O músico, que foi grafiteiro na década de 1980, também sempre afirmou ser amigo do artista. 

Publicidade