Grandes indústrias se unem em prol das construções sustentáveis

Grandes empresas, como Dupont e Philips, divulgam relatório de gasto de energia e geração de resíduos na construção

Por Lucila Vigneron Atualizado em 14 dez 2016, 11h49 - Publicado em 2 abr 2008, 17h49

Veja 100 produtos sustentáveis para construção e decoração.

Conheça o Selo Verde da construção, adaptado à realidade brasileira.

Uma iniciativa bem bacana veio se juntar à luta por construções sustentáveis em todo mundo. Representantes do The World Business Council for Sustainable Development (WBCSD, ou Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável) estão no Brasil para o Fórum de Eficiência Energética em Edificações, que acontece dia 3 de abril no Rio de Janeiro. Em visita à Editora Abril nesta terça dia 1º, falaram a alguns jornalistas da casa sobre o projeto que vêm tocando desde março de 2006, quando dez grandes indústrias de seis países entre elas, a DuPont e a Philips – se uniram para tentar implementar mudanças que diminuíssem o impacto ambiental causado pela construção civil. Na primeira fase do projeto, eles colheram dados sobre o gasto de energia e os resíduos produzidos pela construção em vários países. Daí nasceu um relatório, que agoram estão divulgando, junto com algumas propostas de solução para o problema. A idéia é prever soluções de eficiência energética ainda na construção. Nossa meta é que os edifícios possam gerar toda a energia que gastam depois de prontos, explica Christian Kornevall, um dos diretores do Conselho. Os passos seguintes incluirão a prática de ações que tornem energeticamente eficientes os edifícios das próprias indústrias participantes do conselho. Esperamos unir outras companhias nesse esforço, e contar com a participação da sociedade civil e dos governos, completa.

Veja o relatório Fatos e Tendências Eficiência Energética em Edifícios, na versão em português do documento original produzido pelo WBCSD no link:

http:/ www.wbcsd.org/web/eeb/EEBSummary-portuguese.pdf

Continua após a publicidade

Publicidade