FAAP apresenta mostra sobre Design italiano

Em parceria com o museu alemão Vitra Design, a FAAP traz para o Brasil objetos clássicos de grandes designers e fotografias de Aldo e Marirosa Ballo

Por Por Marcel Verrumo Atualizado em 20 dez 2016, 20h05 - Publicado em 15 jun 2012, 14h27

Em um período no qual não se pensava em tablets, a máquina de escrever portátil Lettera 22 e o telefone ‘Grillo’, considerado o pai dos aparelhos dobráveis, revolucionavam o mercado. Peças como essas, clássicas do design italiano, podem ser visualizadas na exposição “Zoom: Design Italiano e a Fotografia de Aldo e Marirosa Ballo”, em cartaz até 15 de julho no Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP).

Organizada pelo museu alemão Vitra Design Museum, a exposição vai reunir  75 objetos da coleção do museu, publicações originais (livros, revistas e pôsteres), um estudo documentado das mostras mais importantes do assunto e trechos de filmes italianos. Cerca de 300 fotografias, selecionadas entre as mais de 145 mil que compõem o acervo de Aldo Ballo e Marirosa Toscani Ballo – fotógrafos milaneses que desempenharam papel importante para o reconhecimento internacional do design italiano – também serão expostas. 

“Como uma das escolas de design mais antigas do País, não poderíamos deixar de prestigiar esse trabalho. A exposição trará um delicado passeio pela história de uma época, por meio de fotografias que vão muito além do registro e desvendam detalhes sutis dos processos criativos, além da força da inovação, e a poética dos objetos”, destaca Celita Procopio de Carvalho, presidente do Conselho de Curadores da FAAP.

A exposição “Zoom: Design Italiano e a Fotografia de Aldo e Marirosa Ballo – Uma exposição do Vitra Design Museum, Weil am Rhein, Alemanha” pode ser visitada, gratuitamente, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Continua após a publicidade

Publicidade