Exposição em NY reúne trabalhos de 12 escritórios de arquitetura

No Brasil, o português Pedro Gadanho, curador do MoMa, falou sobre a exposição Uneven Growth: Tactical Urbanisms for expanding Megacities, em cartaz em Nova York

Por Texto Helena Tarozzo Atualizado em 14 dez 2016, 12h00 - Publicado em 9 jan 2015, 17h26
02-exposicao-em-ny-reune-trabalhos-de-12-escritorios-de-arquitetura

Qual é o foco da mostra?

Ela resulta de uma parceria do museu com 12 escritórios de arquitetura. Durante 14 meses, eles pensaram em seis projetos de mobilidade e urbanização para tornar mais habitáveis áreas sem infraestrutura de seis grandes cidades, como Rio de Janeiro, Mumbai, Nova York e Istambul. Nesse trabalho, queríamos entender de que forma os profissionais relacionam sua prática a intervenções urbanas com soluções alternativas.

Como se deu essa associação?

Os escritórios trabalharam em conjunto, dois para cada metrópole. Isso gerou propostas cívicas para situações específicas. São ideias assumidamente ficcionais e irônicas ou bastante críticas em relação à realidade atual – e à que está por vir – nesses lugares, que podem levar a um debate cada vez maior.

A discussão continuará?

Pretendemos inspirar ações espontâneas de intervenções que alterem temporariamente a leitura do espaço urbano. Elas podem estar ligadas a coletivos de artistas e arquitetos e, muitas vezes, ser lideradas também pela própria comunidade.

Continua após a publicidade

Publicidade