Exposição do arquiteto Lelé chega à Alemanha

João Filgueiras Lima, o Lelé, ganha duas exposições na Alemanha

Por Alex Alcantara Atualizado em 14 dez 2016, 12h00 - Publicado em 13 jan 2015, 16h00
exposicao-arquiteto-lele

O Museu da Casa Brasileira, em parceria com a Universidade de Delft (Holanda) e as galerias de arquitetura AIT – ArchitekturSalon Colônia e Hamburgo (Alemanha), realiza a segunda exposição internacional sobre o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé.

Renomeada João Figueiras Lima – Lelé: a cultura dos materiais e a arte da produção, a mostra revela o apuro técnico e a grande inventividade das soluções propostas por Lelé, arquiteto seminal na implantação de uma espacialidade adequada ao homem e ao ambiente no Brasil, com seus projetos integrados corretamente à paisagem e a seu contexto sociocultural.

A mostra foi curada pelo diretor técnico do Museu da Casa Brasileira, Giancarlo Latorraca, em parceria com Max Risselada, professor da Universidade de Delft, e exposta no MCB em 2010 sob o título A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção.

O arquiteto João Figueiras é bastante conhecido por toda inovação, não só estética, mas usual no dia a dia das pessoas. E foi essa usabilidade industrial que despertou o interesse dos alemães para levar a exposição para a Europa. Na mostra, são destacadas as construções em larga escala de equipamentos públicos, hospitais e centros de reabilitação, como do aparelho locomotor da rede Sarah Kubitschek, apresentando ampla gama de soluções que mostram a naturalidade do arquiteto em projetar desde grandes espaços até o mobiliário ou detalhes de um componente hospitalar.

É esperado que os brasileiros que residam na Alemanha tenham essa experiência de contato com o trabalho do arquiteto Lelé, pois toda exposição carrega um contraste típico e cultural do seu país de origem, o Brasil. A abertura oficial da exposição é no dia 22 de janeiro e permanece até o dia 26 de fevereiro, em Colônia e, posteriormente, estará em Hamburgo, na galeria de arquitetura AIT- ArchitekturSalon Hamburg, de 24 de abril até 4 de junho.

Continua após a publicidade

Publicidade