Exposição Cartas ao Prefeito põe São Paulo em foco

A mostra itinerante conta com cartas escritas por 50 arquitetos e ficará exposta em São Paulo de 2 a 27 de agosto, no Edifício Copan

Por Mariana Bruno Atualizado em 20 dez 2016, 20h02 - Publicado em 26 jul 2016, 18h40
abre-cartas-ao-prefeito-sp

Em agosto, cartas dão voz a arquitetos locais e ganham destaque em São Paulo. O motivo é a exposição itinerante Cartas ao Prefeito: São Paulo, que fica na cidade de 2 a 27 de agosto no Edifício Copan. Ideia original da Storefront for Art and Architecture, Letters to the Mayor ganhou versão paulistana, mas não antes de passar por cidades como Nova York, Atenas, Buenos Aires, Cidade do México e Taipei, em Taiwan. Por aqui, o evento tem a parceria da Pivô Arte e Pesquisa e a curadoria é assinada pelos arquitetos Bruno de Almeida e Fernando Falcon.

Tão próxima da corrida eleitoral para a prefeitura de São Paulo, o tema em pauta é a vivência, estrutura e futuro da cidade, explorado em 50 cartas escritas por profissionais como Aflalo/Gasperini Arquitetos, Ciro Pirondi, FGMF, Laura Sobral, Marcio Kogan, Nitsche Arquitetos, Paulo Caruso e Triptyque Architecture. Durante o mês de agosto também acontecerá o Seminário Cartas Abertas, composto por quatro encontros para discussão com profissionais convidados.

pivo-cartas-ao-prefeito-sp

“Ao propor o uso dessa forma-linguagem como um exercício de comunicação entre um grupo de profissionais que pensam e atuam sobre a cidade e o representante municipal do poder público, a exposição pretende colocar a cidade, com toda sua complexa trama sócio-espacial, no centro da discussão. (…) “Abrir as cartas” ao público é, acima de tudo, um vetor para a (re)ativação do desejo como ferramenta de transformação para além do possível. Dizer sobre e para a cidade é também refletir-se no desejo de fazer e ser cidade”, explicam os curadores Bruno de Almeida e Fernando Falcon na página da exposição. Ao final da mostra, todas as cartas serão encaminhadas para o prefeito. 

 

Confira mais informações no vídeo abaixo:

 

A exposição Cartas ao Prefeito: São Paulo acontece de 2 a 27 de agosto no Edifício Copan. A entrada é gratuita. O Seminário Cartas Abertas acontece aos sábados (6, 13, 20 e 27 de agosto), das 16h às 18h, no mesmo local.

Continua após a publicidade

Publicidade