E a cor do próximo ano é… amarelo

Empresas de tinta lançam suas tendências. Amarelo é a grande aposta do próximo ano.

Por Da redação Atualizado em 20 dez 2016, 19h39 - Publicado em 10 out 2007, 13h37
Um título para uma foto sem titulo

A Tintas Coral lançou em evento realizado no Hotel Unique os resultados de mais uma edição do Colour Futures, uma pesquisa realizada anualmente e que aponta as tendências de cores para o próximo ano. Um tom de amarelo, batizado de abacaxi-maduro, é a cor de 2008, segundo o grupo de especilaistas. “Ele representa o futuro, a comunicação, a criatividade, sem contudo desrespeitar o passado porque ele é também uma referência aos dourados imperiais”, comenta a inglesa Nicki Barton, coordenadora mundial da pesquisa que esteve no Brasil para o lançamento da quitna edição do Colour Futures.

Na concepção da Suvinil, outra importante empresa de tintas, o amarelo também terá destaque no próximo ano. De acordo com a consultora de cores da marca, Érica Taguti, as estações mais quentes, primavera e verão, permitem trazer a exuberância da natureza para dentro de casa. “Cores como o amarelo sol, além de verdes vivos e azuis profundos são algumas das opções”, diz a especialista.

Até mesmo o setor da moda avaliza essa tendência. Num evento que aconteceu na última segunda-feira, o Senai apresentou o que virá no outono e inverno de 2008. Entre as novidades, uma cor se destaca, utilizada junto à dupla preto-e-branco. Adivinha? Sim, o amarelo mais uma vez. “Há espaço, na verdade, para uma grande diversidade de estilos e cores”, disse a estilista Valéria Feldman na noite de apresentação do caderno Alma do Brasil.

Realidade pouco colorida – Durante o evento de lançamento do Colours Futures, houve um debate com especialistas de diversas áreas e pergunta que norteou as discussões foi: quando e como usar a cor? E os especialistas concordaram que, hoje, a fragmentação das tendências abriu espaço tanto para os mais afeitos à neutralidade quanto para os fças do maximalismo e seus exageros. “Acho esse amarelo que escolhemos como cor do ano uma opção extremamente democrática, pois oferece possibilidades mais sóbrias, se combinado com os cinzas e pretos e oportunidades mais alegres, se o morador desejar uma explosão de cores”, comentou Paola Vieira, diretora de marketing da Tintas Coral.

Já o presidente da Coral chamou a atenção para um dado de mercado, 45% das tintas que vendemos são brancas. Ou seja, pouca gente ousa colorir os ambientes. “Quando as pessoas perceberem que colorir suas casas é uma atividade lúdica, elas passarão a pensar mais nisso”, disse José Roberto de Siqueira. “Por isso, temos esse empenho em trazer não apenas as tendências para o público, mas também ajuda na hora de usar e combinar as cores.”

Quer simular as cores de um ambiente sem usar uma gota de tinta? Use nosso simulador de cores! Basta clicar aqui.

Clique aqui para conferir idéias de ambientes coloridos.

Faça um passeio virtual pelas mostras de decoração de todo o Brasil e inspire-se!

Continua após a publicidade

Publicidade