E a cor do próximo ano é… amarelo
Empresas de tinta lançam suas tendências. Amarelo é a grande aposta do próximo ano.

A Tintas Coral lançou em evento realizado no Hotel Unique os resultados de mais uma edição do Colour Futures, uma pesquisa realizada anualmente e que aponta as tendências de cores para o próximo ano. Um tom de amarelo, batizado de abacaxi-maduro, é a cor de 2008, segundo o grupo de especilaistas. “Ele representa o futuro, a comunicação, a criatividade, sem contudo desrespeitar o passado porque ele é também uma referência aos dourados imperiais”, comenta a inglesa Nicki Barton, coordenadora mundial da pesquisa que esteve no Brasil para o lançamento da quitna edição do Colour Futures.
Na concepção da Suvinil, outra importante empresa de tintas, o amarelo também terá destaque no próximo ano. De acordo com a consultora de cores da marca, Érica Taguti, as estações mais quentes, primavera e verão, permitem trazer a exuberância da natureza para dentro de casa. “Cores como o amarelo sol, além de verdes vivos e azuis profundos são algumas das opções”, diz a especialista.
Até mesmo o setor da moda avaliza essa tendência. Num evento que aconteceu na última segunda-feira, o Senai apresentou o que virá no outono e inverno de 2008. Entre as novidades, uma cor se destaca, utilizada junto à dupla preto-e-branco. Adivinha? Sim, o amarelo mais uma vez. “Há espaço, na verdade, para uma grande diversidade de estilos e cores”, disse a estilista Valéria Feldman na noite de apresentação do caderno Alma do Brasil.
Realidade pouco colorida – Durante o evento de lançamento do Colours Futures, houve um debate com especialistas de diversas áreas e pergunta que norteou as discussões foi: quando e como usar a cor? E os especialistas concordaram que, hoje, a fragmentação das tendências abriu espaço tanto para os mais afeitos à neutralidade quanto para os fças do maximalismo e seus exageros. “Acho esse amarelo que escolhemos como cor do ano uma opção extremamente democrática, pois oferece possibilidades mais sóbrias, se combinado com os cinzas e pretos e oportunidades mais alegres, se o morador desejar uma explosão de cores”, comentou Paola Vieira, diretora de marketing da Tintas Coral.
Já o presidente da Coral chamou a atenção para um dado de mercado, 45% das tintas que vendemos são brancas. Ou seja, pouca gente ousa colorir os ambientes. “Quando as pessoas perceberem que colorir suas casas é uma atividade lúdica, elas passarão a pensar mais nisso”, disse José Roberto de Siqueira. “Por isso, temos esse empenho em trazer não apenas as tendências para o público, mas também ajuda na hora de usar e combinar as cores.”
Clique aqui para conferir idéias de ambientes coloridos.
Faça um passeio virtual pelas mostras de decoração de todo o Brasil e inspire-se!