Dia do arquiteto: 7 grandes nomes da arquitetura brasileira
Na data em que se comemora o Dia do Arquiteto, lembramos o trabalho de sete profissionais da Arquitetura brasileira
Por Marcel Antonio
Atualizado em 17 fev 2020, 16h13 - Publicado em 15 dez 2015, 16h08
Hoje, 15 de dezembro, é comemorado o Dia do Arquiteto. A data também é a do nascimento daquele que é o grande nome da arquitetura brasileira Oscar Niemeyer. Para comemorar a data, lembramos sete renomados arquitetos nacionais que fizeram história.
1/7 Oscar Niemeyer (1907 – 2012). O carioca Oscar Niemeyer é considerado um dos grandes arquitetos do século XX e foi o responsável por assinar algumas das principais construções erguidas no período, como prédios icônicos da cidade de Brasília, edifícios como o Copan, em São Paulo, e o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. É conhecido por preferir traços curvilíneos a retas. (Divulgação/Casa.com.br)
2/7 Lúcio Costa (1902 – 1998). Conhecido por assinar ao plano piloto de Brasília ao lado do arquiteto Oscar Niemeyer, Lúcio Costa desenvolveu projetos urbanísticos para várias regiões do país, além de projetar construções famosas. (Divulgação/Casa.com.br)
3/7 Lina Bo Bardi (1914 – 1992). A arquiteta ítalo-brasileira é um dos principais nomes do movimento modernista na arquitetura nacional. Uma de suas construções mais famosas é o Museu de Arte de São Paulo (MASP), prédio construído para abrigar um grande acervo de arte e que demandava respeitar a paisagem ao redor e não prejudicar a vista para a Avenida Nove de Julho. Sagaz, Lina projetou uma construção com um grande vão, área em que hoje são realizadas muitas manifestações, o vão do MASP. (Divulgação/Casa.com.br)
4/7 Paulo Mendes da Rocha (1928 - ) é um arquiteto e urbanista pertencente ao movimento modernista, foi responsável por projetos como o do Museu Brasileiro da Escultura (Mube), em São Paulo, e de diversas casas icônicas. Em 2006, ganhou o mais importante prêmio da arquitetura mundial, o Prêmio Pritzker. (Divulgação/Casa.com.br)
5/7 João Batista Vilanova Artigas (1915 – 1985). Conhecido com um dos principais nomes da arquitetura de São Paulo, foi o responsável por construções domo o Edifício Louveira (em Higienópolis, São Paulo), o Estádio Morumbi e o edifício-sede da FAU-USP na Cidade Universitária da USP/SP. (Divulgação/Casa.com.br)
6/7 Affonso Eduardo Reidy (1909 – 1964). Se Vilanova Artigas é conhecido como um dos principais nomes da arquitetura paulista, Reidy é famoso por seu trabalho na cidade do Rio de Janeiro e assinou importantes projetos da cidade, como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Conjunto Habitacional da Gávea, os dois trabalhos considerados sua obra-prima. (Divulgação/Casa.com.br)
7/7 Ruy Ohtake (1938 - ). Filho da artista plástica Tomie Ohtake, Ruy é o responsável por projetos arquitetônicos modernos como o do Instituto Tomie Ohtake e do Hotel Unique, em São Paulo. (Divulgação/Casa.com.br)