Curso de Papai Noel. Sou contra!
Pronunciamento oficial do Papai Noel sobre o Curso de Papai Noel, realizado em São Paulo

Venho por meio desta me manifestar a respeito do Curso gratuito de Papai Noel, promovido em São Paulo pela Claus Produções Artísticas de Capacitação de Papai Noel, Mamãe Noel e Noeletes e com apoio do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e o CAT Centro de Apoio ao Trabalho. Sem mais delongas, faço questão de mostrar os tópicos dos cursos, para quem não viu:
– História da Turquia e de São Nicolau.
– Como fazer o Ho Ho Ho!
– Como dialogar com crianças, jovens, adultos e idosos.
– Dicção, postura, expressão facial e corporal.
– Quando não prometer um presente e por quê.
– Técnicas de maquiagem.
– Chegada de helicóptero
– Cuidados especiais,
– Lidando com o emocional da criança – cases
Há tempos, leio notícias sobre cidadãos dos quatro cantos do mundo tentando se promover com minha imagem, de gente magra me imitando, de pessoas com um pulmão da metade do meu tentando fazer meu tradicional ho ho ho, de gente tentando se enfiar em trenó com minhas renas. Hoje pela manhã, tomei conhecimento desses senhores de São Paulo que contrataram meu imitador mais antigo do Brasil, o ator Silvio Ribeiro, para ministrar as atividades no dia de hoje. O curso foi direcionado para quem desejava trabalhar na última semana do Natal em hipermercados, lojas ou festas de família.
Sobre as atividades, tenho duas considerações. A primeira é que a verdadeira mágica – que seria de fato útil para pessoas que moram em cidades entupidas de carro, como São Paulo – só eu sei. Só eu e mais ninguém consegue ir de São Miguel Paulista a Parelheiros em segundos, conseguindo cobrir todo o território paulistano, incluindo a Av. Rebouças, sem ficar parado. É tão fenomenal que alguns chegam a afirmar: “Ah! Ele não existe…”. Eu existo! Mesmo que vocês consigam comprar uma barba tão frondosa quando a minha na 25 de março, não serão Papai Noel. Mas… aqui vai minha segunda consideração: eu acho bom mesmo vocês se inscreverem em cursos assim: isso ajuda a termos imitações menos ridículas. Outro dia, recebi a carta de uma menina de seis anos pedindo, por favor, para impedir o tio Silvio de me imitar no Natal do Ano que vem. O tio Silvio, dizia ela, é magro, gago e não sabe colar a fita crepe na barba. Para minha felicidade, soube que 40 pessoas participaram do Curso hoje. Dos males, o menor. Ou vocês estudam para ficar mais parecidos comigo ou vou proibir as imitações. De qualquer forma, as vagas para renas estão sempre abertas.
Atenciosamente, Papai Noel
PS.: Eu realmente respondo todas as cartas. Escrevam para: Santa Claus, 96930, Círculo Polar, Finlândia