Casa Created with Sketch.

Arquitetos, designers e paisagistas que herdaram a profissão dos pais famosos

Neste domingo (9 de agosto), dia dos pais, selecionamos quatro duplas de pais e filhos que atuam no mundo do design e da arquitetura para contar como é que o espírito criativo dos profissionais desta área costuma passar de pai para filho. São eles: Décio e Mayra Navarro; Gilberto e Caroline Elkis; Benedito e Felipe Abbud; Arnaldo e Paloma Danemberg.

“Eu sou ligada ao mundo da arquitetura, das artes e da comunicação desde sempre por influência do meu pai”, conta Mayra Navarro, filha do arquiteto e diretor de arte, Décio Navarro. Os dois costumam trocar referências e viajar para fazer pesquisa. “Ele é meu melhor parceiro em tudo nessa vida”, confessa a designer de interiores, que, como o pai, começou a carreira trabalhando em revistas da área. Visitar monumentos arquitetônicos famosos e turísticos era um passatempos preferidos da arquiteta Caroline Elkis, quando viajava com o pai, o famoso paisagista Gilberto Elkis. “Nas nossas viagens, ele sempre me levava para conhecer jardins e igrejas; me explicava a história e a arquitetura dos locais. Este foi sempre o mundo em que eu vivi. Nunca pensei em outra coisa”, relata Caroline, que conta não ter visto de perto alguns dos primeiros projetos de seu pai para a Casa Cor São Paulo porque era muito criança para frequentar a mostra. Hoje, a arquiteta já soma três participações no evento. “Sempre conversamos sobre arquitetura e paisagismo. É uma relação que existe independente do fato de sermos pai e filha”, admite Gilberto. Jardins, obras e plantas também faziam parte da rotina de Felipe Abbud, que desde pequeno visitava o trabalho do pai, Benedito Abbud (reconhecido paisagista brasileiro) e do avô (na época, construtor de imóveis). “Aos 7 anos, meu avô me levava para visitar obras. Fui aprendendo desde cedo sobre este mundo e, aos poucos, me apaixonei pela arquitetura e pelo paisagismo. Transformar áreas externas, especialmente as públicas, é uma maneira de projetar o futuro e melhorar a vida das pessoas”, contou Felipe Abbud, que confessou ter cogitado cursar Física. Benedito, paisagista há mais de 40 anos, aprovou a escolha profissional do filho. “O Felipe trouxe para o escritório a possibilidade de enxergar diferente o que a gente faz. E isso é muito positivo”, elogia Os dois, juntos, assinam diversos projetos, tanto paisagísticos quanto arquitetônicos, e — principalmente — focam em criar espaços que promovam gentilezas urbanas. Entre elas, a calçada de Casa Cor São Paulo deste ano, chamada de “Se essa rua fosse minha…”. Entre um passeio e outro, o pesquisador do móvel luso-brasileiro e europeu e conhecido dono de antiquário, Arnaldo Danemberg criou sua filha, Paloma. “Hoje, ela abraçou o antiquário e cuida de todo o seu gerenciamento. Temos uma relação de muita cumplicidade”, explica. Na galeria abaixo, você confere alguns dos projetos destas duplas que tanto pais quanto filhos escolheram destacar. 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.