Casa Created with Sketch.

ArqFuturo: seminário em Belo Horizonte mostrou projeto de Inhotim

A edicão do ArqFuturo em Belo Horizonte, organizada pela Bei Editora, abriu sua rodada de seminários com grandes nomes da arquitetura nacional e internacional.

arqfuturo-inhotim-gustavo-penna

 (/)

O seminário da ArqFuturo 2012 encheu o auditório da Escola Guignard, projeto feito pelo mineiro Gustavo Penna em 1989, em Mangabeiras. Encantaram o público as obras mostradas pelo arquiteto italiano Marco Casamonti, que desenha fábricas que não enfeiam ou desrespeitam as cidades, mas se integram a ela de forma harmoniosa. ” É preciso respeitar a cultura do local e incorporar essa experiência e as estruturas pré-existentes ao projeto”. Foi assim que ele desenhou em Lin LingSite, na China, local de produção de peças de cerâmica, uma fábrica cujos  edifícios têm forma de vasos. Ele não desenha nada contra, mas a favor da paisagem – como fez também numa vinícola italiana, quase totalmente subterrânea, que não feriu os contornos das montanhas e do vale onde está inserida.

O mineiro Carlos Alberto Maciel, do Arquitetos Associados, mostrou o projeto do parque Inhotim, considerado uma das mais importantes obras contemporâneas, que integra arte e arquitetura. “Inhotim tem também um trabalho social forte que estabelece ações de formação e trabalho para as comunidades no entorno, procurando reduzir os contrastes entre esse ‘ paraíso’ do Inhotim e a pobreza das comunidades que ficam ao lado desse parque”, contou Carlos Alberto Maciel. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s