19º CBA: Carlos Leite propõe a revitalização das cidades com sustentabilidade

Arquiteto apresenta projeto urbano para São Paulo durante o 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos, em Olinda.

Por Por Cristiane Komesu Atualizado em 15 dez 2016, 11h28 - Publicado em 1 jun 2010, 19h09

Promover o redesenvolvimento das megacidades ao estimular o crescimento sustentável das áreas centrais é o que defende o arquiteto Carlos Leite. Em sua apresentação no 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), ele apresentará o projeto urbano criado para revitalizar a região entre os bairros da Mooca e Ipiranga (diagonal Sul), em São Paulo.

O projeto, desenvolvido para a London School of Economics, propõe a criação de um novo bairro, revitalizando esta área que atualmente está desocupada, degenerada. A melhoria do transporte público local, com a implantação de novas estações da CPTM, a criação de um parque linear ao longo da linha ferroviária e a construção de um núcleo de educação e tecnologia são algumas das soluções propostas.

Um título para uma foto sem titulo

“É importante ocupar esses lugares e fazer a cidade crescer para dentro”, afirma o arquiteto. Para Carlos, o desenvolvimento das áreas centrais da cidade, que compõem o chamado centro expandido, é mais vantajoso que o crescimento em direção à periferia. “O conceito de uma cidade compacta é mais sustentável por permitir o melhor aproveitamento das estruturas urbanas e de infraestrutura”, defende.

Aos novos profissionais, o arquiteto e professor universitário afirma que a sustentabilidade representa um importante foco de trabalho e pesquisa. “A preocupação com a criação de cidades sustentáveis valoriza a profissão e oferece oportunidades reais de atuação”, diz.

A apresentação de Carlos Leite faz parte do grupo de discussão “Novos territórios, novas metrópoles”, que acontece no Auditório Tabocas nesta quarta-feira, 2 de junho, a partir das 15h30. Saiba mais sobre o 19º CBA e conheça todos os palestrantes e

acompanhe a nossa cobertura pelo twitter do CasaPRO.

Continua após a publicidade

Publicidade