Se você utiliza vassouras dessa forma, PARE!
Veja práticas que podem estar diminuindo a vida útil das suas vassouras
Vassoura, aquele objeto que todo mundo tem mas provavelmente nunca parou para pensar sobre. Porém, você sabia que as vassouras possuem um modo correto para uso e que os modelos podem ser para finalidades diferentes? Confira algumas dicas da Bettanin de o que não fazer com a sua vassoura para que ela possa durar mais tempo!
1. Usar para esfregar o chão
Aquela prática comum de utilizar a vassoura de piaçava para esfregar o chão junto ao sabão em pó não é indicada, isso porque em alguns pisos, o atrito das cerdas da vassoura podem causar riscos.
2. Deixar para baixo
Ao guardar a vassoura em um canto, com as cerdas para baixo, o peso do cabo de madeira pode entortar as cerdas e reduzir sua vida útil.
Veja também
- Review: robô aspirador da Samsung é como um pet que ajuda na limpeza
- Você sabe como manter seus panos de copa limpos?
3. Utilizar a mesma vassoura para ambientes internos e externos
Muitas casas possuem garagens e quintal, entretanto, não se deve utilizar a mesma vassoura para os dois ambientes. A diferença de pisos pede diferentes modelos de vassouras: para pisos em cerâmica as vassouras de nylon são ideais, já para pisos antiderrapantes, a vassoura de piaçava é uma ótima pedida.
4. Deixar “de molho” por muito tempo
A higienização das vassouras deve ser feita de tempos em tempos, mas não é indicado deixar as vassouras “de molho” na água por muito tempo, já que isso pode amolecer as cerdas e encurtar a vida útil da sua vassoura.
Uma opção é higienizá-las à seco: basta utilizar uma escova de cerdas duras para “pentear” as cerdas e remover os detritos.