Casa Created with Sketch.

Roupa de cama: 8 dicas de cuidados com as peças

Além de melhorar a qualidade do sono, manter lençóis, fronhas e edredons bem limpos ajuda a manter a saúde em dia

Quarto com parede de tijolinhos e roupa de cama branca

 (Annie Spratt/Unsplash)

Poucas coisas são mais gostosas do que deitar na cama para descansar depois de um dia cansativo. Melhor ainda quando ela está com lençóis e edredons limpos. Isso, no entanto, não significa que todas as suas roupas de cama precisam ser trocadas uma vez por semana. Confira abaixo todos os cuidados que vão melhorar a qualidade do seu sono.

 

Lavando Lençóis

Muitos especialistas recomendam a lavagem dos lençóis pelo menos uma vez por semana, mas Tricia Rose, especialista em cama da Rough Linen, explica que o intervalo pode se estender a até duas semanas, dependendo da sua necessidade e uso. Em épocas mais quentes, ou em casos de doenças (principalmente alérgicas), a frequência pode aumentar, para melhor higiene e saúde dos moradores.

 (Mel Walbridge para Remodelista/The Organized Home/Casa.com.br)

Cobertores e Edredons

Essas peças são mais pesadas que os lençóis e, apesar de exigirem menos frequência na lavagem (o recomendado é que aconteça a cada quatro semanas), a maior preocupação é que fiquem bem seco após a lavagem. Um ponto a se atentar é o tamanho da sua máquina, dependendo disso, o ideal é mandar para uma lavanderia, que fará o procedimento da melhor forma.

 

Protetores

Capas para colchão e travesseiros são altamente recomendadas, uma vez que são mais fáceis de lavar e garantem a integridade das peças por mais tempo.

Casa do arquiteto Jess Thomas, do Shapeless Studio, no Brooklyn

Casa do arquiteto Jess Thomas, do Shapeless Studio, no Brooklyn (Kate Sears/The Organized Home/Casa.com.br)

Amaciante

Apesar de deixar um cheiro bom na roupa, o excesso pode trazer um efeito negativo, por isso, a recomendação é usar a quantidade recomendada pelo fabricante. Do contrário, pode gerar um acúmulo do produto no tecido.

 

Aspirador

Ficamos na cama aproximadamente um terço do dia, e mesmo nesse período, ela está exposta ao pó e aos grandes inimigos invisíveis: os ácaros. Por isso, aspirar o colchão é altamente recomendado. A frequência varia de acordo com a necessidade de quem dorme nela, mas uma vez a cada seis meses pode ser ideal.

 (Jonathan Hokklo/Casa.com.br)

Travesseiros

Um item que precisa de uma atenção especial, o travesseiro dá um pouco mais de trabalho na hora de lavar, porque é muito fácil fazer errado, arriscando a integridade do objeto. Sendo assim, a recomendação é que a limpeza seja feita por profissionais.

No entanto, caso não seja possível, siga as instruções do fabricante (aquelas que vêm na etiqueta) e Tricia chama atenção para o mais importante: eles devem ficar bem secos, para evitar mofo.

 

Ventilação

Uma grande aliada na luta contra o ácaro é a circulação de ar. A ventilação também impede que o quarto fique abafado e com possíveis mau cheiro. Desse modo, mesmo nos dias mais frios, deixe o vento entrar e renovar os ares do seu quarto.

 (Justine Hand para Remodelista/The Organized Home/Casa.com.br)

Sol

Vitamina D é ótima para pele e também para as roupas de cama. Bom, não exatamente a vitamina, e sim a luz solar, ideal para renovar a sensação de limpeza nas peças que acompanham seu sono.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.