Como montar uma mesa posta? Confira inspirações para virar um especialista

A comida não é a única etapa importante e que merece a sua atenção quando o assunto é preparar uma refeição

Por Luiza Cesar Atualizado em 27 fev 2022, 23h27 - Publicado em 17 fev 2022, 13h00
Reprodução/Reprodução

Você sabe como montar uma mesa posta? Os acessórios necessários para conseguir um visual bem arrumado e organizado são inúteis se você não sabe o lugar de cada coisa. E com tantas informações e configurações possíveis, este trabalho pode ser mais complicado do que parece.

Para você saber exatamente o que fazer para dar um upgrade no modo como põe a mesa no dia a dia ou quando for receber pessoas na sua casa para uma refeição, confira algumas dicas de ouro que separamos:

O que é mesa posta?

 

Mesa posta é o simples conceito de uma mesa arrumada com pratos, talheres e copos. O que faz parte dela depende do estilo e da refeição. Para um aniversário, por exemplo, ela teria uma decoração mais elaborada; para um churrasco ao ar livre, seriam utilizados utensílios descartáveis; em uma refeição simples, apenas o essencial; e assim por diante.

Para quais ocasiões é importante montar uma mesa?

 

Para conseguir aproveitar mais a ocasião, uma mesa posta em datas comemorativas é sempre uma alternativa. Tudo depende de como você irá receber os hóspedes. Se a principal atividade for sentar na mesa de jantar para comer, uma configuração mais elaborada sempre cai bem, tanto para o momento, quanto para a visita – que ficará ainda mais confortável na sua casa ao notar a dedicação e cuidado.

Mas, não se esqueça, você não precisa de um grande evento para deixar as coisas arrumadas. Sua refeição do dia a dia também merece uma mesa bonita para curtir os momentos em família e uma comida saborosa.

Reprodução/Pinterest

Como fazer uma mesa posta com estilo?

Vamos começar pelo ABC da configuração, a mesa mais simples que você pode montar e o ponto de partida para as suas ideias criativas:

Passo a passo:

  • Comece forrando a mesa com um jogo americano, toalha ou sousplat;
  • Coloque os pratos no centro do assento de cada convidado;
  • Os talheres devem ser posicionados de fora para dentro de acordo com o que será usado primeiro.
  • As facas sempre à direita dos pratos e com as lâminas voltadas para o prato. Os garfos geralmente ficam à esquerda e as colheres à direita das facas;
  • Os guardanapos devem ir à esquerda do prato, sob os garfos, ou dobrado;
  • Adicione copos de água acima da faca.
David Meredith/Reprodução

Este procedimento mostra o necessário para montar uma mesa posta simples, mas relaxe e deixe a sua imaginação fluir! A partir disso, acrescente detalhes que a deixe mais divertida ou elegante.

Você pode combinar diferentes conjuntos de porcelana, apenas certifique-se de alinhar todas as cores e padrões expostos. Uma dica é escolher um estilo básico para os talheres e misturar com peças de destaque.

Reprodução/Good Housekeeping

Copos coloridos oferecem cor para o cenário, saindo da paleta de vidro incolor. Misturas de peças vintage com outras mais modernas proporcionam uma justaposição adicional. Brinque com os guardanapos, incluindo anéis tradicionais, amarrações com materiais sazonais ou dobrando em diferentes formatos.

Curiosity Untamed/Reprodução

Aplique cor e textura com toalhas, corredores de mesa, jogos americanos e sousplats. E, por último, procure uma peça central para incrementar ainda mais a decoração. Para este último item, lembre-se de prestar atenção no local em que será posicionado e qual o tipo de evento. Em uma mesa de jantar onde todos estarão sentados, selecione um item baixo ou fino.

Opte por flores, velas, molduras, lanternas ou guirlandas – o que combinar com o tema do evento e os acessórios que serão utilizados.

Veja também

Como deixar o guardanapo numa mesa posta

 

Uma das maneiras mais fáceis de melhorar a configuração de uma mesa posta é com guardanapos dobrados de uma forma criativa. Embora uma simples dobra retangular seja eficaz, desenhos diferentes se tornam uma obra de arte ao serem colocados sobre o prato.

Craft Box Girls/Reprodução

Método simples:

Dobre um guardanapo de tecido na diagonal. Depois leve as pontas para o canto superior, dobre para trás e feche os cantos.

Craft Box Girls/Reprodução

Métodos complexos:

Dobre o guardanapo na diagonal e depois leve os cantos até o ponto superior do triângulo. Traga os cantos das abas de volta para baixo, formando um triângulo. Dobre a ponta do triângulo traseiro para baixo em 3/4 do caminho.

Vire o guardanapo e posicione as partes laterais como um abraço e encaixe bem. Para finalizar, abra a camada superior de cada lado.

Craft Box Girls/Reprodução

Este formato de folha gigante é atraente. Dobre o guardanapo na diagonal e, na ponta inferior do triângulo, dobre um zig zag de 2,5 cm de distância até chegar ao lado mais longo. Dobre o ponto médio e o guardanapo ao meio. Amarre uma corda ao redor da extremidade dobrada. Passe a dobra do guardanapo para pressionar o vinco.

Continua após a publicidade

Craft Box Girls/Reprodução

Comece dobrando o guardanapo na diagonal. Vire o lado mais longo em partes de 2,5 cm até chegar ao meio. Dobre o ponto médio do triângulo em 5 cm e continue fazendo o mesmo com o resto até o fim. Depois, vire a perna de cima para baixo e a de baixo para cima fazendo um X. Aperte o meio e amarre uma corda brilhante para fazer o arco.

Confira algumas ideias:

O que é preciso para montar uma mesa posta?

 

Aprenda como fazer uma mesa posta para 3 ocasiões diferentes e tudo o que você irá precisar para cada uma delas.

Refeições diárias

 

Separe um jogo americano ou sousplat. Acomode os pratos no centro, garfo à esquerda do prato e faca à direita. A colher deve ir à direita da faca. Coloque o copo de água no canto superior direito, acima da faca, e o guardanapo em cima do prato ou embaixo do garfo.

Refeições casuais

Selecione um jogo americano ou sousplat com o prato no centro. Se for servir salada e sopa, coloque o prato de salada em cima do prato de jantar e a tigela de sopa sobre os dois.

Garfo à esquerda do prato, a faca à direita e a colher à direita da faca. O garfo de salada deve ir em cima do prato de salada. O copo de água vai no canto superior direito, acima da faca. As taças de vinho à direita do copo de água. Guardanapos nos pratos ou embaixo do garfo.

Eventos formais

 

Aqui, o ideal é usar uma toalha de mesa. Se estiver procurando uma configuração tradicional, coloque um prato carregador sob o prato de jantar. Acrescente o prato de salada e a tigela de sopa em cima do prato de jantar e posicione o prato de pão acima e à esquerda dos dois.

A faca de manteiga deve ser acomodada horizontalmente no prato de pão e o garfo de salada à esquerda do garfo de jantar, que deve ficar à esquerda do prato. A faca de jantar segue a mesma linha dos outros designs, à direita do prato, com a colher à sua direita.

O copo e as taças recebem o lugar do canto superior direito, porém, o copo de água deve ficar mais próximo do usuário e as taças posicionadas na ordem de uso da direita para a esquerda.

Bryan Gardner/Reprodução

Dobre o guardanapo, use um anel se preferir, ou coloque-o em cima do prato de salada. Para um toque extra, posicione cartões de lugares acima das colheres de sobremesas, com os nomes dos convidados em ambos os lados. A xícara de café e o pires podem ser posicionados abaixo dos copos e junto com o prato de sobremesa.

Se quiser deixar ainda mais formal, em um primeiro momento deixe apenas o prato de salada e a tigela no prato carregador, trocando a combinação pelo prato de jantar na hora que o prato principal for servido. E, para a sobremesa, libere toda a mesa, menos a taça de vinho da sobremesa e o copo de água, e transporte os utensílios em uma bandeja apenas na hora de comer o doce, levando junto a xícara e pires de café.

Quais elementos são importantes para montar uma mesa posta?

 

Um tecido que cubra toda a mesa ou as partes utilizadas – como toalha, jogo americano ou sousplat – não pode faltar. Além de deixar o visual mais atraente, também ajuda na limpeza.

Não se esqueça de pensar no espaço que cada convidado deve ter, principalmente se for um evento formal, onde a quantidade de utensílios é maior. Faça um teste, meça a mesa e o tamanho da configuração e veja o que é possível fazer.

Para que tudo fique do seu gosto e do jeito que você imaginou, faça escolhas que respeitem a sua personalidade. Invista em cores, acessórios, texturas e diferentes materiais.

Cores para a mesa posta

 

Não existem regras quando o assunto é decoração da mesa posta. Você pode focar na sua cor preferida, na que faz mais sentido para a ocasião ou criar uma paleta e misturar diferentes tons. A única coisa que se deve prestar atenção é se todos os itens selecionados se alinham, fazem sentido para a proposta e estilo que foi aderido. Se você fez check para tudo isso, arrasou!

Exemplos de mesa posta

 

Separamos inspirações de como arrumar uma mesa posta, mostrando diferentes estilos e enfeites! Se aventure neste mundo e esteja preparado para receber seus amigos do melhor jeito possível!

Continua após a publicidade

Publicidade