Casa Created with Sketch.

Você sabe como preparar a casa para as festas de fim de ano?

Ter tudo organizado te ajuda a curtir cada momento

 (Pavel Danilyuk/Pexels)

Organizar a casa para eventos e festas pode ser complicado, já que cada detalhe é importante para que tudo ocorra bem e dentro do esperado.

Portanto, um checklist é E S S E N C I A L! Mas peraí, não aquele que você faz um dia antes ou uma semana, o que você faz com bastante antecedência. No caso do Natal, o ideal é no começo novembro, logo depois do Halloween, assim você não paga muito caro e tem mais opções para as decorações e utensílios.

 (Reprodução/Giphy)

Lembrando: ainda estamos em tempos de pandemia, combine uma reunião pequena, que não deixa de ser menos especial.

Como isso pode ser bem estressante, selecionar, com a ajuda da Personal Organizer Kalinka Carvalho, os principais pontos para você se atentar na hora de elaborar as festas de fim de ano:

 (Breakingpic/Pexels)

Lista de convidados

Estabelecer o número de pessoas te auxilia a separar quantidade de copos, taças, pratos e talheres e a preparar o espaço onde irá recebê-los. Além de você poder verificar se o que você tem em casa é suficiente ou se precisará providenciar mais.

Cardápio

 

Monte um cardápio para a noite, tendo em mente o gosto de todos e se eles irão contribuir levando bebidas e outros pratos. Dividir as entradas, sobremesas e até pratos principais é um ótimo jeito de todo mundo participar da preparação da refeição, cozinhar algo que gosta e amenizar o trabalho do anfitrião.

Kit de utensílios para eventos

 

É importante ter um kit básico para grandes ocasiões. Pratos brancos, que são neutros e podem ser usados em qualquer ocasião, são as melhores opções. Assim, você pode acrescentar detalhes natalinos ou de ano novo em guardanapos, jogos de mesa e enfeites. Investir em elementos básicos significa usar mais vezes.

 (Reprodução/Giphy)

Esvazie a geladeira

Muita comida e muita bebida demanda espaço na geladeira, se organize para que isso não seja um problema. Como alternativa, baldes de gelo também podem ser muito úteis.

Veja também

 (Nicole Michalou/Pexels)

Layout

A partir da lista de convidados você consegue configurar melhor a sua casa, proporcionando uma circulação confortável e assentos. A mesa consegue receber o número que comparecerá ou será necessário mesinhas adicionais? Não se esqueça de ajustar apoios próximos para comidas e bebidas.

 (Natalia Goryaeva/Pexels)

Decoração

Verifique os elementos que irão adornar o ambiente: se tem algo quebrado, que não funciona ou está manchado.

Reserve uma caixa para colocar o que fará parte da festa. Escolha o vermelho para o natal, dourado e prateado para o ano novo – tons característicos mas que também podem ser usados em outras ocasiões, otimizando ao máximo e ocupando menos espaço.

 (Thirdman/Pexels)

Álcool gel

Isso mesmo, ele também faz parte da lista. Afinal, o dito cujo entrou em nossas vidas e parece que nunca mais vai sair. Por que não fazer garrafinhas personalizadas e deixar espalhadas pela casa ou até mesmo dar como mimo para quem irá comparecer? Assim todo mundo fica seguro!

 (Reprodução/Giphy)

Playlist

Monte uma playlist para o evento! Manda uma mensagem para a galera, pergunta quais artistas ou estilos musicais que eles mais gostam e prepare um set bem eclético para todo mundo poder curtir.

 (Cup of Couple/Pexels)

Diminua o lixo

Foque em detalhes que fazem toda a diferença, se preocupar com a limpeza do dia seguinte é outra etapa que não pode faltar. Como demandar uma faxina pesada no dia seguinte com uma possível ressaca?

Deixe lixos acessíveis, mas não tão visíveis. “Coloque embaixo da mesa e em locais próximos para que as pessoas saibam que tem que jogar no lixo. Se não, um monte de papel ficará espalhado por todos os lados. Adicionar indicações para os convidados ajudarem no andamento também facilita o dia seguinte.”

 (Maria Orlova/Pexels)

Produza, também, uma estrutura que deixe o ambiente mais organizado e limpo. Um estações para comida, outro para bebida, outro para taças sujas, outro para restos e assim por diante. E isso não precisa ser esteticamente feio, escolha detalhes modernos e que conversem com o evento.

 (Reprodução/Giphy)

Prepare a casa

Antes de receber os convidados faça uma faxina. O banheiro é muito importante, pois vai ser utilizado por muitas pessoas, sendo assim, papel higiênico de fácil acesso e reposição visível são indispensáveis. Você também pode posicionar uma cesta com itens de urgência – como agulha, absorvente e maquiagem para retoque -, mas lembre-se de que são de uso individual, disponha mais de um.

 (cottonbro/Pexels)

Onde guardar tudo depois?

Deixe apenas os utensílios do dia a dia em alcance. Os especiais, para eventos, guarde, separadamente, em armários mais altos. Faça uma triagem dos itens que ainda podem ser usados, os que não servem mais e os quebrados. Categorize para facilitar a busca e agrupe os semelhantes. Se achar necessário, escreva um inventário.

Escolha um lugar da sua casa para cada coisa, em um louceiro ou cristaleira serve como decoração. Mas você também pode pôr em uso os armários menos utilizados.

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.