Casa Created with Sketch.

Limpeza de colchão: dicas para fazer em casa

Soluções caseiras como vinagre e bicarbonato de sódio são eficientes na hora de limpar

Quarto com cores claras, roupa de cama branca e mesa lateral de madeira

 (Kylie Fitts/Unsplash)

Para se ter uma boa noite de sono, contar com roupas de cama limpas e um aroma agradável no colchão é fundamental. A higienização não é só importante para evitar bactérias ou retirar manchas, mas especialmente para garantir o bem-estar e saúde dos moradores.

Muito além de trocar e lavar roupas de cama, o colchão sofre com as ações do tempo. Desde o suor acumulado na cama, até mudanças de temperatura e ações de ácaros e poluição.

Empresas especializadas na limpeza desse elemento existem e são buscadas em casos mais urgentes. Para o dia a dia, algumas dicas espertas podem ser aplicadas, utilizando ingredientes simples, mas eficazes.

 

Como limpar o colchão?

 

Existem maneiras de limpar a seco e com misturas úmidas. Para escolher o melhor método, é importante avaliar as condições do colchão: se existe a presença de mofo, os tipos de mancha, o odor, etc.

A seguir, confira dicas de limpeza caseiras com produtos fáceis de achar em casa:

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é um excelente aliado na rotina de uma casa. Ele tem múltiplas aplicações e na hora de limpar o colchão se mostra um produto muito eficiente.

Isso porque o bicarbonato é capaz de retirar manchas. No colchão, ele pode ser aplicado a seco e depois de 30 minutos de ação, basta retirar com uma escovinha de limpeza ou aspirador de pó. A vantagem desse produto é que ela não precisa de água, o que torna o processo como um todo mais rápido.

Água com com detergente

Se existe a presença de mofo na superfície do colchão, uma solução é colocá-lo em um local externo para tomar sol. Depois, passe delicadamente um pano úmido contendo água morna e detergente no mofo.

Finalize borrifando vinagre na região e espere o colchão secar antes de voltar para a cama.

Sabão em pó e água morna

Com crianças ou animais em casa é muito comum que problemas com urina no colchão aconteçam vez ou outra. Nesses casos, deixar o colchão no sol não é o bastante.

Cachorro sobre colchão

 (Roberto Nickson/Unsplash)

É importante, antes de mais nada, colocar o bicarbonato de sódio na região da mancha deixada pela urina e deixar agir por 20 minutos. Por fim, coloque o colchão ao ar livre e finalize com uma mistura de água morna e sabão em pó por toda a superfície.

Vinagre e água oxigenada

Em superfícies com odor excessivo e incômodo, utilizar uma solução com vinagre ajuda a reduzir o mau cheiro e, de quebra, é capaz de retirar ácaros do colchão.

Uma mistura interessante é unir o vinagre de álcool branco e água oxigenada. Enquanto o primeiro é responsável por retirar o cheiro desagradável, o segundo tira manchas resultantes da ação do tempo.

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.