Casa Created with Sketch.

7 dicas para organizar a lavanderia

Confira como montar este espaço de maneira funcional para cuidar das roupas

Uma lavanderia organizada facilita o momento de lavar e passar as roupas

Uma lavanderia organizada facilita o momento de lavar e passar as roupas (reprodução/Remodelista)


Apesar de ser um dos menores cômodos da casa, a lavanderia também merece ter um bom projeto de arquitetura e uma decoração charmosa. Afinal, é preciso que esse espaço seja montado de maneira prática para abrigar tudo o que você precisa para cuidar das roupas.

Algumas dicas simples de organização podem facilitar a sua rotina e evitar que esta parte da casa fique “entulhada”. Confira!

Cesto para roupa suja

 (reprodução/Pinterest)


Caso haja espaço, tenha um cesto de roupas para as peças sujas coloridas e outro para as claras, pois isto facilita no momento da lavagem. Meias, lingeries e roupas delicadas podem ser separadas em sacos protetores de tecido – alguns deles, inclusive, podem ser levados à máquina de lavar.

 

Secar e passar

Ao tirar suas roupas da lavadora ou secadora, colocá-las para secar diretamente em um cabide no varal ou arara faz com que as peças sequem com menos amassados e vincos que se estivessem presas com pregadores. Isto também facilita a vida de quem utiliza vaporizadores para passar as roupas. 

 

Suportes nas paredes

Aproveite os espaços das paredes para guardar a vassoura, o rodo e a tábua de passar roupas. Utilize suportes que sejam adequados ao peso dos objetos para evitar danos nas paredes. 

 

Nichos e prateleiras

Nestes ambientes, azulejos, cores, plantas e tapetes ajudam a trazem personalidade à lavanderia e mostram que o espaço pode, sim, ser decorado de várias formas diferentes. Confira Lavanderia em projeto das arquitetas Priscilla e Daniella de Barros, da DP Barros Arquitetura, com porcelanato que imita concreto no pisoe cerâmica de tijolinhos, ambos da Portobello.

Lavanderia em projeto das arquitetas Priscilla e Daniella de Barros, da DP Barros Arquitetura, com porcelanato que imita concreto no pisoe cerâmica de tijolinhos, ambos da Portobello. (Renato Navarro/Revista CASA CLAUDIA)

Assim como os suportes, os nichos e prateleiras podem ser colocados no espaço aéreo para armazenar produtos de limpeza e peças de roupa, cama, mesa e banho. Você também pode colocar itens decorativos neles para dar personalidade ao espaço. 

 

Móveis planejados

Se você pretende colocar móveis planejados na lavanderia, pense sempre nas tomadas que precisará no cômodo e nas medidas adequadas para acomodar os eletrodomésticos, como a máquina de lavar e secar. Até mesmo a tábua de passar roupas pode ser integrada à mobília para aproveitar todo o espaço. 

 

Lavanderia integrada à cozinha

Nestes ambientes, azulejos, cores, plantas e tapetes ajudam a trazem personalidade à lavanderia e mostram que o espaço pode, sim, ser decorado de várias formas diferentes. Confira Projeto de lavanderia em apartamento realizado pelo SP Estudio

Projeto de lavanderia em apartamento realizado pelo SP Estudio (Mariana Orsi/Minha Casa)

O cheiro dos alimentos no forno e fogão pode ser o pesadelo de quem tem uma lavanderia integrada à cozinha. Para evitar que as roupas fiquem com o odor das comidas, é bom planejar desde o princípio uma divisória entre os cômodos, como uma porta de vidro. 

 

Guardando os produtos de limpeza

No mercado, cuidado ao comprar produtos de limpeza muito baratos que estão próximos à data de vencimento, pois você pode não ter tempo hábil de usá-los. Em casa, uma dica bacana (que também é usada nas prateleiras dos mercados!) é colocar os produtos que vencem primeiro na frente dos armários e prateleiras para priorizar o uso deles, evitando o desperdício.

Os pets podem ser acomodados de forma segura na lavanderia – este móvel planejado com espaço para eles é a prova disto

Os pets podem ser acomodados de forma segura na lavanderia – este móvel planejado com espaço para eles é a prova disto (Evelyn Muller/Casa.com.br)

Tenha sempre cuidado para deixar itens perigosos longe de crianças, animais e também da luz solar. Da mesma maneira, guarde eletrodomésticos como aspirador de pó e ferro de passar roupas distante da umidade dos tanques e torneiras. 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.