Como uma despensa organizada, impacta direto no bolso
O número de idas ao mercado é um dos principais fatores para economizar
Você sabia, ou pelo menos já parou para pensar, que uma despensa organizada impacta diretamente no bolso? Isso porque quando a cozinha é organizada e, automaticamente a despensa também, os moradores daquela casa com certeza não terão gastos desnecessários por conta do controle dos alimentos.
Saber a quantidade de cada produto e identificar facilmente o que realmente está faltando, torna o processo de idas ao mercado muito mais consciente e menos frequente.
De acordo com a Pesquisa de Tendências e Comportamento do Consumidor 2018/2019, realizada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em conjunto com o Ibope Inteligência, os brasileiros vão aos supermercados quatro vezes ao mês e pelo menos 33% deles uma vez por semana, frequência que pode ser evitada tendo-se uma boa organização em casa.
A Personal Organizer Paula Furlan, parceira da Ordene explica que o primeiro passo para organizar sua despensa é criando um cardápio, semanal, quinzenal ou mensal, para então fazer a lista de compras, garantindo que coisas desnecessárias não entrem no carrinho.
O segundo passo, de acordo com Furlan, é a categorização. “Nessa parte você separa as famílias dos alimentos, grãos, farináceos, conservas, leguminosas, aperitivos, guloseimas, massas, óleos, enlatados e por aí vai.”
Feito isso, em seguida faça a setorização, isso significa encontrar o local adequado para cada item e nessa hora é fundamental que se separe os alimentos abertos dos alimentos fechados. “Se deixar tudo misturado, você vai acabar abrindo dois mantimentos do mesmo tipo, fazendo com que ambos estraguem.”
Explica Paula. “Por exemplo, se você tem uma gaveta grande com os mantimentos abertos, você vai sempre procurar ali primeiro se tem o que você precisa, se não tiver, você vai para os fechados.”
Veja também
- Organizador DIY de potes de vidro: tenha ambientes mais lindos e arrumados
- Dicas para conseguir mais espaço no armário
Nessa hora da setorização você vai entrar com os produtos organizadores, sendo alguns deles os potes herméticos, que ajudam muito para que os alimentos sejam preservados, prefira os quadrados ou retangulares e padronize, se for o caso, compre aos poucos, mas é muito importante identificar o que está dentro do pote e colocar a data de validade do alimento que foi aberto.
Outros organizadores fundamentais na cozinha são os cestos, são excelentes e existe no mercado uma infinidade de materiais. Prefira os formatos quadrados ou retangulares e procure comprar as mesmas linhas para padronizar.
Outra questão muito importante na despensa também é que na hora que você chega com os alimentos do supermercado e vai organizá-los, coloque os novos no fundo dos cestinhos, e deixe o mais velho na frente, pois assim você usa primeiro o velho, isso é essencial para economia doméstica.
Além disso, sempre que usar o empilhamento, priorize a ordem do maior para o menor, agora se não for empilhar, deixe sempre o maior no fundo e o menor na frente, isso facilita a visualização do que você realmente precisa comprar na hora de fazer a listinha do mercado.
Pensando no bolso, uma despensa organizada garante que as compras sejam feitas na quantidade certa e diminui o desperdício, bem como as surpresas enquanto cozinha. Outros benefícios são você conseguir visualizar melhor as coisas, então tem no dia a dia a iniciativa de usar os produtos antes que eles vençam.
“Isso traz ganho na saúde da família, porque você vai acabar consumindo alimentos sempre frescos, e claro, você vai ter uma alimentação mais saudável”, finaliza Paula Furlan.