Continua após publicidade

Benefícios da música na hora da faxina 

Todo mundo precisa de um som animado para a tarefa que, vamos combinar, requer bastante exercício físico

Por Luiza Cesar
Atualizado em 21 set 2024, 20h25 - Publicado em 3 ago 2021, 19h00

Os dias de limpeza são como rituais, todo mundo precisa de um preparo – como arrastar o sofá, abrir as janelas, tirar os tapetes e, é claro, colocar a sua playlist preferida. A música não é apenas um ruído de fundo, ela define o clima e sua disposição, assim como torna a missão muito mais eficiente.

Limpeza esponja
(Karolina Grabowska/Pexels)

Quando apertamos o play, o cérebro libera dopamina, o famoso “hormônio do prazer”, transformando a arrumação em uma atividade agradável e satisfatória, elevando a sua disposição e melhorando o seu humor.

Benefícios-da-música-na-hora-da-faxina-unsplash-09
(Filip Mroz/Unsplash)

Um total de 59% dos brasileiros afirmaram fazer faxina acompanhados e ouvindo música, enquanto apenas 34%, dos que limpam a casa sozinhos, disseram escutar – segundo uma pesquisa de mercado realizada pela Cleanipedia e Mintel, em maio de 2020.

Hora de pegar a vassoura ao som de Anitta, Pabllo Vittar, Simone Simaria, Duda Beat ou quem for o seu artista do momento. Se jogue, quem nunca faz uma performance varrendo o chão ou tomando banho?Lembre-se de seguir o humor do dia. Se não estiver muito animado, coloque uma playlist que te traga boas lembranças.

Cada gênero apresenta uma reação diferente no nosso corpo

 

Limpeza vassoura

Continua após a publicidade

Músicas clássicas e instrumentais ajudam na concentração e foco – importante para os momentos em que deseja realizar limpezas específicas e que demandam atenção. Já o pop e jazz normalizam a pressão sanguínea, proporcionando o relaxamento – o ideal para a arrumação pesada.

Para quem precisa de ânimo, o eletrônico, pop-rock, reggaeton e axé dão motivação e liberam dopamina. Agora, se você não tem pressa e quer tomar o seu tempo, aposte no sertanejo ou outros gêneros calmos, como blues e folk.

Veja também

Crie uma playlist com todos os gêneros, assim você consegue passar por todas as etapas. Além disso, divida esses momentos com quem mora com você, tudo fica bem melhor quando é compartilhado.

Máquina de lavar a louça
(Nathan Dumlao/Unsplash)
Continua após a publicidade

Mas a playlist não é o único passo essencial, confira as dicas incríveis, sugeridas pela Cleanipedia, referência em limpeza e cuidados para casa, de como deixar a faxina da sua casa mais leve:

1. Aperte o play na sua música preferida

 

Coloque para tocar as músicas que você mais gosta, lembre-se de priorizar as mais agitadas para você vai querer dançar e cantar junto!

2. Não está afim de música?

Escolha um podcast, aquele que você não conseguiu terminar ou nunca teve tempo para começar. Utilize o seu tempo nesses momentos e se sinta mais produtivo.

Benefícios-da-música-na-hora-da-faxina-pexels-13
(Kai Pilger/Pexels)

3. Roupa confortável é obrigatório

Deixe o jeans de lado e vista peças largas e que não te limitem.

Continua após a publicidade

4. Metas e recompensas? Sim!

Por que não, ao terminar a cozinha, por exemplo, comer algo que você ama? O Casa tem uma lista de delícias para você se inspirar!

5. Muita água nessa hora

Cuidado para não se desidratar durante a tarefa. Como um incentivo, prepare uma limonada ou outro suco fresco.

6. Depois que terminar, hora do descanso

Benefícios-da-música-na-hora-da-faxina-pexels-15

Limpar a casa é uma atividade intensa e, consequentemente, o cansaço vem com tudo quando é concluída. Por isso, tome um bom banho quente e relaxe.

  • Relacionadas
Publicidade