6 dicas para limpar cada coisa em seu banheiro corretamente
Te listamos tudo, dos materiais ao passo a passo
Ninguém merece um banheiro sujo, não é? Por precisar de uma limpeza mais dedicada e focada, visto que acumula muitos germes e bactérias, o ideal é saber exatamente o que está fazendo na hora da faxina.
Para te ajudar com isso, a Triider – plataforma de serviços gerais que oferece mais de 50 opções de pequenos a grandes reparos, como faxina, frete, instalação e manutenção de móveis e pintura -, selecionou algumas dicas de como limpar corretamente cada item do banheiro. Anote tudo para a próxima faxina!
1. Vaso sanitário
Materiais necessários:
- Escova de limpeza para vaso sanitário
- Luvas
- Água sanitária
- Pote pequeno
- Desinfetante
- Espuma (sabão em pó ou outro produto)
- Água
Como fazer:
Geralmente, utilizar apenas a água sanitária já é suficiente para higienizar o vaso. Basta misturar com um pouco de água comum em um pote e jogar o líquido dentro do vaso.
Enquanto ele age, limpe a parte externa com a espuma e o desinfetante diluído em um pouco de água e, depois, enxague. Use a espuma também nas bordas, já que ela se adapta melhor a essa superfície. Então, com a escova, esfregue toda a parte interna do vaso. Por fim, jogue água para remover a sujeira e dê descarga para tirar o que se acumulou no fundo do vaso.
Caso o vaso esteja muito sujo, adicione desinfetante e água sanitária desde o primeiro passo para deixar o trabalho ainda mais potente.
2. Box do banheiro
O box requer um cuidado especial pois, por ser de vidro, o uso de materiais incorretos pode deixá-lo opaco, manchado e até mesmo riscado. Para que isso não aconteça, os seguintes itens são essenciais:
Materiais:
- Detergente neutro
- Luvas
- Balde pequeno
- Esponja macia
- Desinfetante
- Água quente
- Pano macio
- Limpa-vidro
- Borrifador
Como fazer:
O primeiro passo é misturar o detergente neutro, o desinfetante e a água quente. Esfregue a parte interna do box com a esponja e depois passe para a externa. Com o balde ou a mangueira do chuveiro, jogue água no vidro, de cima para baixo. Usando o borrifador, espalhe o limpa-vidro no box, sempre passando o pano em cima, em movimentos circulares.
Veja também
- Produtos de limpeza que você (provavelmente) está usando errado
- 10 dicas para deixar seu banheiro sempre cheiroso
3. Azulejo
Itens necessários:
- Escova de dentes velha
- Bicarbonato de sódio
- Escova de limpeza
- Botas de borracha
- Luvas de limpeza
- Balde pequeno
- Água quente
- Desinfetante
Como fazer:
Em um balde pequeno adicione água quente, bicarbonato de sódio e desinfetante. Molhe com cuidado a escova na mistura e comece a esfregar os azulejos de cima para baixo. Repita a operação nos rejuntes, repassando a escova nesse líquido.
Em seguida, use a água limpa no mesmo balde para tirar a sujeira escorrida na parede.
Atenção: é preciso jogar a água de cima para baixo para não espalhar a sujeira. Também é possível improvisar com a mangueira do chuveiro – de preferência, com água quente.
4. Piso
Materiais:
- Escova de dentes velha
- Pano macio e grande
- Vassoura de piaçava
- Botas de borracha
- Detergente neutro
- Luvas de limpeza
- Água sanitária
- Água quente
- Balde
- Rodo
Como fazer:
Junte a água sanitária, o detergente neutro e a água. Jogue esse líquido no chão, no sentido de fora para dentro do banheiro. Com a vassoura, esfregue todo o piso.
Para o rejunte, use a escova de dentes, molhando-a em água sanitária com água quente. Depois de alguns minutos, enxágue para retirar a sujeira. Por fim, com um rodo, puxe a água suja para o ralo e seque o chão.
5. Ralo
O que você precisará:
- Escova de dentes velha
- Luvas de limpeza
- Esponja macia
- Água sanitária
- Desinfetante
Como fazer:
Antes de tudo, é preciso tirar a tampa do ralo e limpá-la com a esponja e o desinfetante, jogando o líquido diretamente sobre ela. Em seguida, remova toda a sujeira de dentro com as mãos – sempre de luva – e jogue no lixo.
Espirre o desinfetante e a água sanitária dentro do ralo e deixe agir por alguns minutos. Com a escova de dentes, esfregue tudo por dentro. Por fim, repasse a água para retirar a sujeira e tampe o ralo.
6. Pia
O primeiro passo é limpar a parte de cima com um pouco de desengordurante misturado à água, esfregando com a espuma. Na parte interna da cuba, com uma proporção de desengordurante um pouco maior que a de água, esfregue com o lado poroso da esponja.
Não use a parte abrasiva da esponja nas torneiras, pois ela pode descascar o metal. Depois, basta jogar água para terminar a limpeza – com cuidado para não espirrar pelo ambiente.