Viva Magenta é a Cor do Ano de 2023 da Pantone
O Viva Magenta é uma tonalidade rosa com tiques de roxo descrita como "audacioso, destemido e cheio de vigor"
Um rosa quente chamado Viva Magenta, que lembra o blush, foi eleito a Cor do Ano de 2023 pela Pantone.
Descrito pela marca como “um vermelho não convencional para um tempo não convencional”, o Viva Magenta 18-1750 é uma cor rosa com toques de roxo que pertence à família de cores avermelhadas.
“É assertivo, mas não é agressivo – nos referimos a ele como um punho em uma luva de veludo”, disse a vice-presidente do Pantone Color Institute Laurie Pressman.
“É um tom vermelho corajoso e destemido que vibra com vigor e vigor”, disse Pressman a Dezeen. “Sua exuberância promove otimismo e alegria.”
O departamento de pesquisa de previsão de tendências da Pantone, o Pantone Color Institute, seleciona a cor a cada ano. Ele disse que a escolha da cor deste ano reflete o espírito “rebelde” da época e o interesse renovado na experimentação e criatividade após a pandemia de coronavírus.
“Audacioso, espirituoso e inclusivo para todos, Pantone 18-1750 Viva Magenta dá as boas-vindas a todos e a todos com o mesmo espírito rebelde”, disse a marca.
“Poderoso e fortalecedor, é um vermelho animado que encoraja a experimentação e a auto-expressão sem restrições; um tom eletrizante e sem limites que está manifestamente ‘lá fora’ e é uma declaração de destaque.”
De acordo com a pesquisa do Pantone Color Institute, os rosas magenta já são populares entre a comunidade de moda e beleza. Ele espera que o mundo da decoração e interiores siga o exemplo.
“É uma ótima cor para refletir a luz, o que lhe dá uma sensação de fantasia e glamour”, disse Jane Boddy, analista de tendências e membro do Pantone Color Institute. “É tão lisonjeiro em todos os tons de pele e todos os gêneros.”
“Tradicionalmente, você imaginaria que essa é uma cor para os lábios ou as bochechas, enquanto agora a vemos como uma cor sólida para os olhos em um traço de pintura”, acrescentou Boddy.
Embora Viva Magenta faça parte da família de cores vermelhas, Pressman argumentou que a cor não é tão esperada ou “agressiva” quanto os vermelhos tradicionais, graças ao seu tom rosado. O vermelho tradicionalmente tem conotações com raiva e perigo.
“Quando você pensa em vermelho, não é nesse tom que está pensando”, disse ela. “Você está pensando em um vermelho mais verdadeiro, um vermelho clássico ou um vermelho alaranjado, não exatamente esses tons de vermelho rosado.”
Segundo Boddy, apesar do rosa brilhante ser relevante para a sociedade de hoje, a cor ainda está enraizada na natureza, onde pode ser encontrada em flores e insetos tropicais.
“Uma das maiores inspirações por trás disso também foi o mundo natural – você pode imaginar esse tipo de cor no mundo natural e tem uma sensação ligeiramente exótica”, disse Boddy.
Esta não é a primeira vez que a Pantone escolhe o rosa como a cor do ano. Para 2016, a empresa de cores escolheu um rosa pastel nitidamente mais claro com tons de rosa chamado Rose Quartz ao lado de Serenity, um tom azul claro calmante. Ano passado, a escolha era o Very Peri, um tom lilás.
*Via Dezeen