Continua após publicidade

Calcita Alaranjada: descubra a cor de 2023 da Suvinil e suas paletas

Confira o tom laranja terroso e suas paletas complementares super criativas!

Por Redação
12 nov 2022, 19h00
Mesas em cerâmica com a cor do ano
(Suvinil/Casa.com.br)

Como estamos nos sentindo nesse momento? Essa é a pergunta que norteia o Suvinil Revela 23+, o estudo anual de tendências e cores. Batizada de O Poder das Cores, a pesquisa, liderada pelo terceiro ano consecutivo pelo consultor de cores e diretor criativo Michell Lott, e com ambientes assinados pela diretora de arte Natalia Martucci, traduz em 26 cores divididas em 5 paletas os principais aspectos comportamentais da nossa sociedade, as tendências nacionais e globais, e convida a uma reflexão sobre como as cores influenciam o dia a dia das pessoas.

Sala com sofá e cadeira azul
(Suvinil/Casa.com.br)

Dentre elas está a cor de 2023, Calcita Alaranjada, tom inspirado no mineral homônimo. Trata-se de um laranja terroso que traz a energia da inovação enquanto abraça o conforto dos tons terrosos. Equilibrar os sentidos foi a chave para a escolha.

Sala de estar com sofá e mesa de centro
(Suvinil/Casa.com.br)

Especialmente depois do turbilhão que passamos nos últimos anos – e continuamos passando – a marca estimula o público a encontrar refúgio nos sentidos.

Por isso, cinco grandes temas ilustram os principais sentimentos que assolam as pessoas nesse momento. A Exausta; A Otimista; A Empolgada; A Conectada; e A Cibernética convidam a uma autoanálise que ajuda a encontrar a paleta perfeita para cada situação.

Calcita Alaranjada: a cor do ano de 2023

Mesa de centro
(Suvinil/Casa.com.br)

Vivemos o presente carregando uma bagagem do passado, mas à espera do que ainda está por vir. E como imaginar o futuro? A Calcita Alaranjada traz uma perspectiva otimista.

Continua após a publicidade

Seu tom laranja terroso que remete aos tons escavados do solo por nossos primeiros ancestrais – mas que também traz a energia da novidade, como os laranjas que marcaram a efervescente e futurista década de 1970.

Trata-se de uma cor reenergizante e purificadora, que equilibra as emoções, elimina o medo e combate a depressão, além de amenizar os problemas e maximizar nosso potencial.

Conheça as paletas:

A Exausta

Sala de estar com mesa e cadeira
(Suvinil/Casa.com.br)

“Pareço exausta – e estou mesmo”. Como diz o meme, a quantidade de informações e novidades do mundo têm deixado muita gente esgotada. Por isso, a paleta A EXAUSTA traz cores claras, leves e dessaturadas que estimulam o descanso mental e nada mais.

A Otimista

Quarto
(Suvinil/Casa.com.br)

O mundo está mudando – e as novas possibilidades de viver e ser feliz levam os novos românticos a acreditarem no futuro. A paleta A OTIMISTA traz tons felizes e inspirados na natureza que vão pintar as paredes com cores revigorantes. Ora luminosas, ora intensas, permitem contrastes cromáticos que nos estimulam a tomar uma atitude em relação à vida.

Continua após a publicidade

A Empolgada

Sala de estar com sofá e mesa de centro
(Suvinil/Casa.com.br)

Mesmo com qualquer crise, aprendemos com a recém adulta geração z a fazer uma declaração de Felicidade Radical! A EMPOLGADA é uma paleta com tons vibrantes equilibrados por outros mais leves ideal para injetar uma dose dopamina em qualquer espaço.

A Conectada

Home office
(Suvinil/Casa.com.br)

Os tons pastel se tornaram a paleta oficial da tecnologia. Em A CONECTADA, abraçamos a realidade conectada para trazer cores leves e dessaturadas que ajudam a desacelerar, trazem a sensação de organização e nos inspiram um futuro harmônico.

A Cibernética

Home office
(Suvinil/Casa.com.br)

O verde-cítrico e o prateado-metálico criam uma ponte cromática que nos leva direto ao metaverso na paleta A CIBERNÉTICA. Nuances escurecidas de lilás e verde evocam a imensidão do espaço sideral ou de oceanos profundos nunca explorados. O laranja-terroso traz um novo elo sustentável entre o ancestral e o futurismo, e um azul brilhante, que faz referência à cor do céu.

Publicidade