Continua após publicidade

Under, primeiro restaurante europeu embaixo d’água é inaugurado na Noruega

O local oferece uma experiência única para os clientes e também funciona como centro de pesquisa da vida marinha

Por Marianna Gualter
Atualizado em 17 fev 2020, 16h11 - Publicado em 26 mar 2019, 14h12
(Ivar Kvaal/Casa.com.br)

Já imaginou jantar em um restaurante embaixo d’água, com uma bela visão do fundo do mar e sem precisar sair de terra firme? Parece um sonho, mas já é realidade em Lindesnes, o ponto mais ao sul da Noruega.

Inaugurado em março deste ano, o Under promete um espetáculo visual e uma experiência única para os clientes, fazendo jus a escolha do nome: em norueguês, a palavra under tem dois significados possíveis, “abaixo” e “maravilha”.

(Ivar Kvaal/Casa.com.br)

O projeto assinado pelo escritório Snøhetta funciona também como um centro de pesquisa da vida marinha e foi pensado como forma de homenagear a rica diversidade da fauna local e o litoral rochoso. Segundo os idealizadores, a construção ressalta o delicado equilíbrio ecológico entre terra e mar, e chama atenção para modelos sustentáveis de consumo responsável.

(Ivar Kvaal/Casa.com.br)

A estrutura monolítica, ou seja, feita a partir de um único bloco largo, tem 34 metros de comprimento. Formada por paredes grossas de concreto e apoiada na costa rochosa e íngreme, ela submerge cinco metros abaixo da superfície. A construção foi feita para aguentar a pressão e o choque do mar, mesmo nos momentos mais agitados.

Continua após a publicidade
(Ivar Kvaal/Casa.com.br)

Com o passar dos anos, a ideia é que o restaurante se integre totalmente ao ambiente marinho. O concreto na parte externa contém rugosidades que irão funcionar como um recife artificial, reunindo lapas, uma espécie de caramujo aquático, e algas.

(Ivar Kvaal/Casa.com.br)

Ao entrar, o visitante é recepcionado por uma ambientação calorosa e acolhedora. O interior é todo revestido em carvalho e painéis cobertos por tecidos, que fazem referência ao encontro da terra com o mar, em um degradê que acompanha a escada, as cores vão do quente ao frio em alusão ao momento do pôr do sol. O prêmio ao final da descida é uma incrível janela panorâmica que funciona como um portal visual para o fundo do mar e conecta os clientes à vida selvagem do lado de fora.

(Ivar Kvaal/Casa.com.br)

O mobiliário do restaurante foi desenvolvido em parceira com a Hamran, uma oficina de carpintaria local. A coleção exclusiva, criada em métodos artesanais tradicionais, reflete a filosofia do projeto como um todo: “construir estruturas sólidas para o futuro sem comprometer a beleza natural inerente das matérias-primas”.

Continua após a publicidade
(Ivar Kvaal/Casa.com.br)

Todos as noites, o estabelecimento recebe de 35 a 40 pessoas para o jantar. O Under oferece uma experiência gastronômica baseada em produtos de origem local e de alta qualidade, trabalhando o conceito de captura sustentável de vida selvagem. A cozinha é comandada pelo chef dinamarquês Nicolai Ellitsgarrd e sua equipe internacional, formada por 16 funcionários com experiência nos principais restaurantes Michelin.

Além de restaurante, em breve, o local também funcionará como um centro de pesquisa marinha. Os responsáveis pretendem receber grupos de pesquisa interdisciplinares para estudar a fauna local por meio de observação ao vivo, câmeras instaladas dentro e fora da estrutura e outras ferramentas. O objetivo é criar estudos que analisem a dinâmica populacional, o comportamento e a diversidade de espécies da região.

(Ivar Kvaal/Casa.com.br)
Publicidade