Torre de Pisa perde 4 cm de inclinação

Mudança parece pequena, mas melhora a saúde estrutural do projeto.

Por Redação Atualizado em 17 jun 2019, 12h00 - Publicado em 3 dez 2018, 09h00

A Torre de Pisa, um dos maiores marcos arquitetônico mundiais, passou por uma mudança inesperada nessa semana. Depois de um esforço que durou quase 20 anos, ela está 4 cm mais reta.

LEIA MAIS: Torre circular serve como observatório de pássaros, na Noruega

Torre de Pisa
Instagram (@nivo_design)/Reprodução

Famosa por ser inclinada, e declarada patrimônio mundial pela Unesco em 1987, os engenheiros e estudiosos responsáveis pela mudança afirmam que o grau anterior não era muito saudável para sua arquitetura — tanto que em 1990 ela foi fechada por risco de queda. Desde então os engenheiros trabalhavam para melhorar sua estabilidade.

A inclinação famosa da torre apareceu 5 anos após os inícios de sua construção, em 1173. Como a areia e a argila usadas na base tinham propriedades diferentes, a estrutura afundou de um dos lados. A construção ficou em hiato por 90 anos, mas foi concluída.

A estrutura foi estabilizada com o nivelamento da areia e da argila, e agora está segura novamente. Salvatore Settis, professor e participante do projeto, afirma que a decisão é o equivalente a retirar dois séculos de idade da construção.

Continua após a publicidade

Publicidade